Quem pensa em Ribeirão Preto lembra imediatamente da famosa Choperia Pinguim, que traz a fama do melhor chopp do país, com temperatura e colarinho perfeitos. Por isso, é impossível passar por Ribeirão sem dar uma paradinha no Pinguim. Além do chopp, o prédio e o mobiliário do local são uma atração à parte.
A cidade conhecida como a Califórnia brasileira, com suas largas avenidas com palmeiras plantadas em suas laterais e casas imponentes, são o retrato da pujança da cidade.
Excelentes restaurantes são encontrados por toda a parte, com assinatura de chefs consagrados. Mas o destaque gastronômico está na delicadeza dos biscoitos da Santa Farina Biscoitos, fábrica aberta à visitação, com lojinha onde é possível degustar e comprar as delícias com sabores de aveia, maracujá, canela e lemon pepper.
Ainda no roteiro gastronômico, com as altas temperaturas da cidade, passar na sorveteria do Geraldo é uma ótima pedida. Os sorvetes são feitos com frutas naturais, além de opções nada tradicionais, como o sorvete de abóbora.
A cidade sempre foi referência na região, desde o início do século passado, quando era conhecida como a Capital do Café. É fácil perceber o poderio econômico de Ribeirão Preto, já naquela época, visitando locais como o Theatro Pedro II, tombado como patrimônio histórico. O prédio, restaurado depois do incêndio que aconteceu em 1980, foi e ainda é palco de grandes espetáculos.
Outro ponto para visitar é o Museu do Café Francisco Schimdt, que guarda um importante acervo que conta a história da expansão do café no estado de São Paulo. Essa viagem na história é contada por meio de esculturas, fotos e peças expostas no espaço.
Para quem gosta de história e arquitetura, palacetes da época aura do café podem ser encontrados ainda intactos.
Coloque também no roteiro o Santuário das Sete Capelas, que levou quase dez anos para ser finalizado e é composto por sete capelas diferentes e dispostas em círculos. O santuário é repleto de história e referências aos santos católicos.
Se ainda tiver tempo, a apenas 30 km está a cidade de Brodowski, onde viveu o pintor Portinari. A casa onde ele morou e trabalhou hoje é um museu que guarda objetos pessoais do pintor, além de várias telas por ele pintadas.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Alf Ribeiro – expressão studio
Divulgação A Jornada do Patrimônio 2025 ocorre nos dias 16 e 17 de agosto de…
Crédito Cesar Silvestro Com a maior concentração de vinícolas por km2 da América Latina, o Vale…
Divulgação Gov TO Uma ótima notícia para os amantes do turismo ecológico e de aventura.…
José Basílio de Faria, presidente da AMITESP. Divulgação Entre os dias 4 e 8 de…
Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…
Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…