3 - Meio Ambiente

Residência Regenerativa na Fazenda Cachoeira nos convida a adentrar no mundo do café com foco no Solo, Água e Planta

Realizado na Fazenda Cachoeira, o Residência Regenerativa tem nova etapa em setembro e acompanha o café ao longo de um ano com foco em sustentabilidade, responsabilidade e qualidade

Sede da Fazenda Cachoeira, em Santo Antônio do Amparo, Campos das Vertentes (Eduardo Acevedo/Divulgação)

Pensar o presente e o futuro do café é fundamental e se torna cada vez mais urgente no contexto das mudanças climáticas e econômicas pelas quais o mundo vem passando. Pensando nisso, o Instituto Fazenda Cachoeira (braço social e de pesquisas da histórica fazenda em Santo Antônio do Amparo, Campo das Vertentes, Minas Gerais) criou o projeto Residência Regenerativa, focado em trabalhar diversos aspectos ambientais, de produção, econômicos e sociais da produção de café dividido em quatro partes. 

A próxima etapa ocorre de 12 a 14 de setembro de 2025 e está com inscrições abertas. Denominado de Módulo 2, ocorre com a proximidade da chegada da primavera e vai trabalhar os temas Solo, Água e Planta. Os participantes terão a oportunidade de discutir técnicas de produção de bioinsumos, multiplicação de microrganismos benéficos, gestão da água, manejo do solo, plantas de cobertura, controle integrado de insetos não-desejáveis na cultura do café e conversação sobre o mercado e tendências de consumo dos cafés especiais no mundo.

As palestras e vivências são conduzidas por Kulian Marques, especialista em manejo integrado de pragas e doenças; Alessandro Vanini, que trabalhará temas como manejo ecológico do solo, viveiro de mudas, produção de água, cuidados com o solo e plantas de cobertura; Gustavo Moreira, que vai falar sobre reparo de insumos na propriedade, coleta e multiplicação de microorganismos eficazes e biocaldas e Miriam Monteiro de Aguiar, que vai conduzir as conversas sobre gênero, tendências e relacionamento.

A Residência Regenerativa realiza uma abordagem teórica e prática aos participantes (Divulgação)

A Residência Regenerativa na Fazenda Cachoeira é baseada em 3 pilares fundamentais: Agricultura Regenerativa, Qualidade do Café e Desenvolvimento Humano, Social e Cultural. Por meio de uma abordagem teórica e prática os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos que fortalecerão e tornarão seus projetos de produção de café mais resilientes.

No Módulo I foi destaque a presença do professor Lucas Louzada, que compartilhou conhecimentos sobre a pré e pós-colheita de cafés especiais, e técnicas, procedimentos, metodologias e estratégias para elaboração de processos de fermentação.

Não é necessário ter participado do primeiro módulo para fazer o segundo. Cada módulo pode ser feito de maneira independente e, como a Residência Regenerativa acompanha o ciclo anual da agricultura, é possível realizar os diferentes módulos em edições futuras.

Para mais informações, acesse o site https://cachoeirafazendahotel.com/

Texto por agência com edição de Isadora Lacerda

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Programas da Secretaria de Agricultura fortaleceram o turismo rural 

Alesp ampliou para 214 o número de Municípios de Interesse Turístico (MITs), após a inclusão…

6 horas atrás

Revelando SP 2025: tradição, música e artesanato no Parque do Trote

Crédito: Danilo Ferrara O Revelando SP, maior festival da valorização das culturas tradicionais paulistas, chega…

6 horas atrás

Rede dos Sonhos reforça atuação sustentável e inclusiva com o novo Hotel Fazenda em Socorro

A Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda anuncia a chegada de um novo integrante ao seu…

1 dia atrás

Tempos de uma casa: Exposição na Casa Museu Ema Klabin lança novos olhares sobre a residência

Mostra propõe uma nova perspectiva sobre o cotidiano da casa, desafiando a visão idealizada frequentemente…

1 dia atrás

Confira as novas regras de vistos nos EUA com comentário de especialista

Recentemente, o governo dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou mudanças significativas nas regras de…

1 dia atrás

Destaques da Semana da Mulher Indígena no Museu Índia Vanuíre 

Primavera dos Museus traz atividades nos dias 23, 24 e 25 O Museu Histórico e…

4 dias atrás