3 - Meio Ambiente

Residência Regenerativa na Fazenda Cachoeira nos convida a adentrar no mundo do café com foco no Solo, Água e Planta

Realizado na Fazenda Cachoeira, o Residência Regenerativa tem nova etapa em setembro e acompanha o café ao longo de um ano com foco em sustentabilidade, responsabilidade e qualidade

Sede da Fazenda Cachoeira, em Santo Antônio do Amparo, Campos das Vertentes (Eduardo Acevedo/Divulgação)

Pensar o presente e o futuro do café é fundamental e se torna cada vez mais urgente no contexto das mudanças climáticas e econômicas pelas quais o mundo vem passando. Pensando nisso, o Instituto Fazenda Cachoeira (braço social e de pesquisas da histórica fazenda em Santo Antônio do Amparo, Campo das Vertentes, Minas Gerais) criou o projeto Residência Regenerativa, focado em trabalhar diversos aspectos ambientais, de produção, econômicos e sociais da produção de café dividido em quatro partes. 

A próxima etapa ocorre de 12 a 14 de setembro de 2025 e está com inscrições abertas. Denominado de Módulo 2, ocorre com a proximidade da chegada da primavera e vai trabalhar os temas Solo, Água e Planta. Os participantes terão a oportunidade de discutir técnicas de produção de bioinsumos, multiplicação de microrganismos benéficos, gestão da água, manejo do solo, plantas de cobertura, controle integrado de insetos não-desejáveis na cultura do café e conversação sobre o mercado e tendências de consumo dos cafés especiais no mundo.

As palestras e vivências são conduzidas por Kulian Marques, especialista em manejo integrado de pragas e doenças; Alessandro Vanini, que trabalhará temas como manejo ecológico do solo, viveiro de mudas, produção de água, cuidados com o solo e plantas de cobertura; Gustavo Moreira, que vai falar sobre reparo de insumos na propriedade, coleta e multiplicação de microorganismos eficazes e biocaldas e Miriam Monteiro de Aguiar, que vai conduzir as conversas sobre gênero, tendências e relacionamento.

A Residência Regenerativa realiza uma abordagem teórica e prática aos participantes (Divulgação)

A Residência Regenerativa na Fazenda Cachoeira é baseada em 3 pilares fundamentais: Agricultura Regenerativa, Qualidade do Café e Desenvolvimento Humano, Social e Cultural. Por meio de uma abordagem teórica e prática os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos que fortalecerão e tornarão seus projetos de produção de café mais resilientes.

No Módulo I foi destaque a presença do professor Lucas Louzada, que compartilhou conhecimentos sobre a pré e pós-colheita de cafés especiais, e técnicas, procedimentos, metodologias e estratégias para elaboração de processos de fermentação.

Não é necessário ter participado do primeiro módulo para fazer o segundo. Cada módulo pode ser feito de maneira independente e, como a Residência Regenerativa acompanha o ciclo anual da agricultura, é possível realizar os diferentes módulos em edições futuras.

Para mais informações, acesse o site https://cachoeirafazendahotel.com/

Texto por agência com edição de Isadora Lacerda

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

 Natal na Basílica Sagrada Família

Um espaço que se transforma em experiência Divulgação Algumas exposições ocupam um espaço. Outras o…

2 horas atrás

Laboratório de Projetos capacita mais de 900 participantes e amplia oportunidades na formação cultural em São Paulo

Com aprovação superior a 95%, iniciativa do Trilhas de Cultura impulsiona novos agentes culturais e…

2 horas atrás

Cine Araújo: estreias de animações, suspense, comédia e ficção científica  

De Zootopia 2 a comédia nacional Mãe Fora da Caixa, programação traz opções para todos…

3 horas atrás

Dream Car São Roque: passeio mais surpreendente das férias

O passeio que está conquistando o coração dos paulistanos é um dos maiores museus automotivos…

1 dia atrás

Maior marca mensal de passageiros domésticos da história na região Sudeste

Em outubro, foram mais de 4,6 milhões de pessoas circulando pelos aeroportos da região, segundo…

1 dia atrás

21º Festival Internacional de Música de Santa Catarina ocorre em 2026

Festival atrai talentos de 21 países e tem crescimento de 20% nas inscrições, consolidando-se como…

1 dia atrás