Promissão: berço da imigração japonesa

Cidade do interior de São Paulo, Promissão é conhecida nacionalmente como berço da imigração japonesa, tendo recebido o primeiro grupo vindo do Japão. Além dos japoneses, recebeu também várias famílias vindas da Itália que vieram para trabalhar na lavoura.

Foto por Ken Chu – expressão studio

A Praça da Colônia da Imigração Japonesa é um dos pontos turísticos da cidade, assim como as suas igrejas históricas.

As igrejas do Bom Jesus, do Bairro Bom Sucesso, do distrito de Santa Maria do Gurupá e da Cabeceira dos Patos, esta construída pelos imigrantes italianos, recebem fiéis de vários locais para pagamento de promessas e romarias.

Há também a Igreja Cristo Rei do Gonzaga, no bairro do Gonzaga, construída pela colônia japonesa, com projeto arquitetônico enviado pela Companhia de Jesus do Japão, com semelhanças óbvias com a Igreja de Imamura, tal como o estilo neorromântico, a construção com tijolos vermelhos e a colocação de uma Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em anexo. Foi construída com a mão de obra dos próprios colonos japoneses, que construíram uma olaria anexa à obra. Os colonos transportaram argila, água e outros insumos em carroções puxados por junta de bois e moldaram e queimaram cada um dos tijolos empregados na construção.

A grande atração é a Cachoeira de Promissão e o lago da Usina Hidrelétrica que leva o nome da cidade, onde a pesca é farta e é possível aproveitar suas pequenas praias no entorno.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Ken Chu – expressão studio