Presidente Epitácio, uma joia ribeirinha

Às margens do Rio Paraná e a 646 km da capital paulista, Presidente Epitácio fica na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. A cidade é rica em história e se parece mais com uma cidade litorânea, oferecendo várias atividades e muito procurada por amantes da pesca esportiva.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

A história de Presidente Epitácio teve origem na necessidade, no início do século XX, da construção de uma estrada que ligasse o trecho compreendido entre o “sertão desconhecido” e desabitado desta parte do estado de São Paulo com o que hoje é o Mato Grosso do Sul.

A orla do rio, com 7 km de extensão, é a grande atração e tem opções como a Prainha da Orla, com uma larga extensão de areia e que conta com bares e restaurante, e passeios de barco e banana boat nas águas do Rio Paraná. Já o Balneário Municipal, a 5 km do centro da cidade, tem praia de água doce, quadra poliesportiva, campo de areia, quatro lanchonetes, restaurante, banheiros públicos e área de recreação.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

Na cidade é possível alugar bicicletas e triciclos para fazer passeios às margens do majestoso rio ou na pista para bikes. Mas, para quem busca mais adrenalina, a opção é a tirolesa de 100 metros ou o paredão de escalada com altura de 6,5 metros.

Um dos pontos mais visitados é o Píer Turístico, onde, além de ter a vista do rio e ser um ponto de encontro, tem uma estrutura de ferro com corrente, onde os casais lacram com cadeados suas juras de amor.

Na área central, a praça da matriz conta com uma fonte luminosa musical e é o “point” noturno. Próximo dali está a Casa do Artesão, com grande variedade de artesanato.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

Vale destacar a Ponte Hélio, com 2.550 metros de comprimento por 12,30 metros de largura e inaugurada em 1964, sendo considerada orgulho da engenharia nacional. É via de acesso entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, formando assim um grande lago.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

Quem passa por Epitácio precisa conhecer a Colônia Arpad Falva,composta por famílias provenientes da Hungria, que mantém seus costumes e onde pode se visitar a Igreja de Santo Estevão, com forte influência da arquitetura romana.

A religiosidade é marca presente no mais famoso evento da cidade, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Desde 1948, mantém a tradição e a fé em Nossa Senhora dos Navegantes e acontece todo o dia 02 de fevereiro.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Aniello de Vita – expressão studio