Pirassununga: da cachaça às manobras no céu

No interior do estado de São Paulo, Pirassununga ficou conhecida por produzir uma das cachaças mais consumidas em todo o país entre as décadas de 1940 e 1970, a famosa Tatuzinho, que desde os anos 60 concorria com a 51.

Foto por Capmo, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

São mais de 100 alambiques espalhados pela cidade, o que acabou resultando no Roteiro da Cachaça, com saída na Praça Central e passando por destilarias, visitando os barris de envelhecimento da cachaça, áreas de produção e moenda, fermentação, envase e palestra sobre licenças necessárias para produção e produtos feitos no local, incluindo degustação e venda de produtos.

Quem gosta da bebida tem que conhecer o Museu da Cachaça, a maior coleção de cachaças do país, com mais de 3 mil exemplares, onde também foi montado um alambique de produção artesanal antigo, bem como outras máquinas de época, além de muita história e curiosidades.

Há também o Sítio Sapucaiacom as Instalações da Cachaçaria Sapucaia, que produz uma gama de produtos artesanais como cachaças de alambique, gin, vodca, licores e outros. Na visita se conhece todas as etapas de produção, com degustação e compra de produtos. Há ainda o Sítio Ramalho, propriedade de produção tradicional e familiar de cachaça, doces, licores, açúcar mascavo, melado e outros produtos.

Foto por Berton, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

A Cachoeira de Emas é o eco atrativo local. A 9 km do centro, tem ótima infraestrutura para passar o dia inteiro, tendo oferta de passeios de barco e barcos para pescaria. Na região está também a Capela de Santa Eufrosina, em homenagem a uma monja que viveu no século V.

A AFA – Academia da Força Aérea, conhecida como “Ninho das Águias Brasileiras”, também fica em Pirassununga, e, junto com ela, a Esquadrilha da Fumaça, que tem por missão resgatar e disseminar o sentimento de patriotismo no Brasil, através de suas incríveis apresentações aéreas com manobras únicas.

Pirassununga e Tambaú fazem uma dobradinha no turismo religioso. Os turistas chegam de excursões a Tambaú para rezar para o Padre Donizetti e depois seguem para a Cachoeira de Emas para almoçar e desfrutar da beleza natural e de lojinhas de artesanato e itens diversos.

Na cidade há ainda cachoeiras naturais em propriedades privadas, a estátua do Cristo Redentor, que é um referencial de fé que abençoa todas as pessoas que entram e saem da cidade, o relógio solar e a réplica do 14-BIS.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Capmo, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons