Penedo (AL): história à beira do São Francisco

A cidade de Penedo, localizada às margens do Velho Chico, fica a 160 km de Maceió e merece fazer parte do roteiro de viagem de quem visita Alagoas.

Foto por Nathanael De Melo Araujo, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Pequena e cheia de charme, nascida no século XVI, tem em suas ruas muito das memórias do Brasil colonial, com influências portuguesa e holandesa. No chamado centro histórico, ruas de paralelepípedo guardam museus, conventos, igrejas e casarões coloniais.

A Igreja Nossa Senhora da Corrente é um dos lugares mais bonitos e importantes da cidade. Construída em 1765, preserva sua arquitetura em estilo barroco e rococó. A decoração interna é em azulejaria portuguesa em policromia, e o altar-mor tem detalhes folheados a ouro.

O Paço Imperial, hoje um museu, guarda relíquias do período colonial brasileiro e também conta a história da visita do Imperador D. Pedro II a Penedo.

Foto por GLandovsky, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

O Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos também respiram história e guardam joias arquitetônicas e artísticas. No século XVIII funcionou como uma escola de filosofia, francês e latim para alunos vindos de todas as partes do Brasil. Mesmo depois de anos, seus edifícios continuam intactos e permanecem abertos ao público para visitação.

Com o maravilhoso Rio São Francisco ladeando a cidade, certamente um passeio pelo rio da integração nacional não pode ficar de fora. O tour tem duração de cerca de 45 minutos passando por belas paisagens, atravessando áreas de rochedos, onde Penedo começou.

Para quem gosta de aventura, inclua no roteiro uma visita à Pedra de São Tomé, na ilha de São Pedro. Para chegar ao local, você precisará fazer uma travessia de barco em um trajeto que tem duração de 10 minutos, e mais 20 minutos de caminhada até a Pedra de São Tomé. Durante o trajeto, os guias contam um pouco da história da ilha e o porquê da pedra despertar tanta curiosidade dos seus visitantes, pois acreditam que existem pegadas do apóstolo São Pedro em cima da pedra, que também cravou o seu cajado para comprovar o seu poder e a presença no local.

A visita à Foz do Rio São Francisco é um passeio clássico local, que oferece uma paisagem espetacular, um verdadeiro presente da natureza a 30 km de distância, já na cidade de Piaçabuçu, onde o rio encontra com o mar e é ladeado por lindas dunas com areia dourada.

Assim como em todo o estado de Alagoas, a cidade de Penedo também oferece uma deliciosa culinária nordestina, com pratos que agradam aos mais diferentes paladares.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Caioviniciuscosta, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons