Patagônia Argentina, o fim do mundo

Cidade de Ushuaia vista do aeroporto – Fotos Márcio Masulino

Essa pode ser uma das mais incríveis experiências de viagem … chegar ao final do mundo.
Conhecido como  “fim do mundo”, o arquipélago arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, na Patagônia Argentina, tem entre suas maiores atrações a cidade de Ushuaia, localizada em uma colina íngreme e sujeita a ventos muito fortes, a cidade é cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle.


Essa terra foi habitada por povos indígenas desde cerca de onze mil anos atrás, procedentes do norte do continente, mas hoje nada mais resta de sua cultura. Em 1880, foi descoberto ouro nessas terras, com isso argentinos e chilenos passaram a habitar as ilhas, que hoje tem como atividades principais as madeireiras, empresas de artigos têxteis e eletrônicos e o turismo.

Laguna Esmeralda – Mesmo no inverno o Trekking é realizado e o passeio, mesmo nesta época, se torna deslumbrante.


Os cenários com que a natureza nos presenteia nesse lugar, são mágicos. A geleira Perito Moreto, um glaciar que possui cinco quilômetros de largura e 60 metros de altura, deixa qualquer um estarrecido com sua beleza e imponência. O Lago Fagnano, localizado dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo, com pedras em seu entorno, nos traz uma sensação de paz indescritível. A Laguna Esmeralda encravada no meio da cordiheira, com águas cor de esmeralda é um espetáculo à parte.O parque é área de proteção e conservação ambiental, onde é necessário sempre o acompanhamento de guias locais. Para quem gosta de caminhar há programação de treekings.

Trem do Fim do Mundo – Parque Nacional Terra do Fogo. Construído com o intuito de transportar madeira para servir na construção do presídio.


Existem vários passeios imperdíveis, como O Trem do Fim do Mundo, também conhecido como “O Trem dos Presos”, que começou sua operação em 1909, tendo como principal função transportar os presos da penitenciária de segurança máxima de Ushuaia até seus trabalhos, que se dividiam em diferentes atividades, tais como a extração de árvores nos bosques da região para usar como lenha e a busca de materiais para construção do presídio. Hoje não há mais o presídio, hoje é um museu aberto à visitação. Durante o percurso da viagem, bosques e paisagens encantadoras, que se apresentam de forma totalmente diferente a cada estação do ano.

Isla Martillo, passeio obrigatório para quem visita a região


O passeio de barco pelo Canal de Beagleo mesmo percorrido por Darwin no século XIX, passa por ilhotas onde vivem colônias de cormorões, albatrozes, leões marinhos, lobos marinhos, focas e outros animais. Os barcos chegam bem perto, mas ninguém pode desembarcar. É possível ver o farol Les Eclaireurs, o último do hemisfério sul e visitar a pinguinera da Isla Martillo, onde habitam pinguins de Magalhães. Na ilha, é possível desembarcar e caminhar junto com eles.
A rede hoteleira é grande, oferecendo opções diversas. Viver a experiência gastronômica local é uma surpresa bastante positiva.
Vale á pena ir para o Fim do Mundo em qualquer época.

Quem leva: Brasileiros em Ushuaia
https://www.brasileirosemushuaia.com.br/
Contato: (12) 3500-0635 ou (11) 4380 9098

Leia sobre outros destinos em minha coluna: Turismo de Natureza

Saiba mais sobre Ushuaia e a Patagônia Argentina em nossa página

Ushuaia - Baía de Lapataia - Parque Nacional
Ushuaia – Baía de Lapataia – Parque Nacional