Home - Destinos Nacionais

Em Palmas, descubra as belezas dos rios e impressionantes arquiteturas

Porta de entrada para quem desejar chegar até o Jalapão, Palmas deve estar em qualquer roteiro turístico do Tocantins. Caçula entre as capitais brasileiras, a cidade foi fundada em 1989 e estruturada com longas e largas avenidas que são intercaladas por parques e áreas ajardinadas.

Foto por Flávio André – MTUR

Símbolo de Palmas, a Praça dos Girassóis é um dos principais destaque da cidade. Considerada a maior da América Latina, abriga o Palácio Araguaia, sede do governo de Tocantins, e outros prédios das secretárias do Estado, como a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. Ponto favorito dos palmenses, é ali que está o maior relógio de sol horizontal do país, com seis metros de altura. Durante a noite, ele ganha outra função além de marcar o horário: a haste do ponteiro permite a visualização do movimento do conjunto de estrelas da constelação Cruzeiro do Sul.

Flávio André – MTUR

Desenhado por Oscar Niemeyer, o Memorial Coluna Prestes, além de ser uma importante construção arquitetônica, é também o principal ponto cultural de Palmas. O espaço conta com salão se exposição e acervo com fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes.

Foto por Flávio André – MTUR

Outro local que não passa despercebido pelos turistas é o Parque Cesamar. Com quase 100 mil metros², o local possui espaço para caminhada e corrida, pista para skate e bicicross. Há, ainda, academia, orquidário, parque infantil, pedalinho e um restaurante.

Apesar de estar longe do mar, em Palmas não faltam praias. A Praia da Graciosa é a orla mais movimentada e frequentada pela população. Ao redor existem diversos bares e restaurantes. Dali, partem embarcações para a Ilha do Canela.

Foto via Turismo do Tocantins

Outra parada obrigatória é a Praia do Prata. Com um ambiente mais familiar, é ideal para aproveitar se estiver com crianças, pois conta com infraestrutura, além de quadra para a prática de esportes e área de acampamento. Por lá, ainda há diversos restaurantes de comida típica tocantinense. Aposto no tucunaré frito, uma das especialidades da região.

Outra praia que merece entrar no roteiro é a do Caju. Mais distante do centro e pouco estruturada, é propicia para quem deseja curtir a calmaria da natureza.

Foto por Flávio André – MTUR

Localizada a cerca de 15 minutos de distância da praia Graciosa, a Ilha do Canela, apesar de artificial, merece uma visita. O local é ideal para quem deseja aproveitar águas tranquilas e rasinhas.

A Feira da 304 Sul é um dos lugares que mais atraentes de Palmas. Como qualquer feira, ela comercializa frutas, legumes, verduras, comidas típicas e produtos diversos, mas tem uma característica específica que chama a atenção: o horário de funcionamento.  Ela ocorre todas terças e sextas-feiras, no período noturno, com as atividades iniciadas a partir das 17h, e também aos sábados a partir das 7 horas. São várias bancas que atraem pelas cores, cheiros e sabores regionais.

Como chegar

O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues recebe voos diários de todas as capitais brasileiras.

Hotelaria

O melhor local para se hospedar em Palmas é na região central, próximo a Praça dos Girassóis. Por ali, diversos hotéis, pousadas e hotels ficam à disposição do visitante.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destaque por: Flávio André – MTUR

Carolina Berlato

Posts Recentes

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

4 horas atrás

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

22 horas atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

4 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

4 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

5 dias atrás

Novo conceito e abertura do zoológico em Serra Negra

Empreendimento voltado à conservação do bioma, à educação ambiental e ao Turismo Sustentável reinaugura na…

5 dias atrás