arquitetura

Palácio Guanabara

Fachada do Palácio Guanabara. Foto Carlos Magno

O antigo Paço Isabel, hoje Palácio Guanabara, é a sede do governo do Estado do Rio de Janeiro. Começou a ser construído no ano de 1853, por José Machado Coelho, proprietário e onde morou até a sua venda para a família real brasileira, em 1865. Ao ser reformado, a Princesa Isabel e o Conde d’Eu o transformaram em sua residência até a Proclamação da República, em 1889.

Após a Proclamação da República, o Palácio foi confiscado e repassado à União. Até hoje, descendentes da Família Real estão reivindicando a propriedade, por meio da justiça, sendo um dos processos mais antigos do Brasil.

Foi a própria Princesa Isabel a autora da ação que pede a indenização da União pela tomada do então Paço Isabel. O decreto 447/1891 de Marechal Deodoro consta que: “art. 1° Ficam incorporados ao próprios nacionais todos os bens que constituíam o dote ou patrimônio concedido por atos do extinto regime à ex-princesa imperial D. Isabel, Condessa d’Eu; bem assim o imóvel denominado Palacete Leopoldina – e sito à rua Duque de Saxe.”. Em 1895, a princesa ajuizou a ação possessória. A questão chegou ao Supremo Tribunal de Justiça – STJ, em 2009, após o TRF da 2ª. Região entender que o Palácio pertence à União. Porém, o julgamento que estava marcado para setembro de 2018, foi adiado.

Questões judiciais a parte, em 1908, o Palácio Guanabara sofre mais uma reforma e sua fachada recebe elementos ecléticos.

No Estado Novo, Getúlio Vargas fez do Palácio a residência oficial do Presidente da República, entre os anos de 1937 e 1945.

Em 1960, a união doa o Palácio ao Estado do Rio de Janeiro, tornando-se sede do Governo Estadual.

Restauração da edifcação

Jardim de Inverno. Foto Shana Reis

O Palácio Guanabara passou pela mais completa restauração de sua história. Além do prédio histórico, o trabalho incluiu o restauro dos jardins, do mobiliário de época e do acervo de obras de arte. Focada na preservação da história de toda área que abriga a sede do Governo do Estado, a reforma buscou aliar a modernização à originalidade do palacete. O projeto se preocupou também com a sustentabilidade e acessibilidade da edificação.

A primeira vista, chama a atenção o retorno à cor original de 1908: os tons de ocre valorizam adornos e colunas, assim como a recuperação das cúpulas rotundas laterais e a escadaria com o piso em mosaico. A descoberta do embasamento original em pedra e as cantarias das janelas, da época em que o Palácio era chamado de Paço Isabel, foram limpos, preservados e novamente expostos. Assim como também foi encontrado, no pavimento térreo, o “piso pé-de-moleque”, também original do Paço Isabel e agora protegido por vidro. Outro achado, também no térreo, pisos de ladrilhos hidráulicos originais do ano de 1908.

Muitas peças que compõem o mobiliário do Palácio foram adquiridas no século XIX e datam da época em que a Princesa Isabel morava no palacete. Outros móveis foram incorporados posteriormente, quando o Palácio foi reformado em 1920, para receber os reis da Bélgica. Ao todo são 106 peças de diferentes estilos, como Manuelino, Rococó, Luís XV e Chippendale.

Com o objetivo de valorizar ainda mais a fachada histórica do Palácio, a nova iluminação utiliza lâmpadas de LED.

Restauração do acervo

O acervo de quadros históricos foi restaurado por especialistas liderados pelo consultor Cláudio Valério Teixeira. No total, foram recuperados 42 quadros com destaque para: “A morte de Estácio de Sá”, de Antônio Parreiras; “Abdicação de Dom Pedro I”, de Aurélio Figueiredo; e “Lição de Violino”, de Oswaldo Teixeira, onde o autor retrata a própria mãe, muito severa, ensinando a filha a tocar o instrumento.

Onde: Rua Pinheiro Machado, s/n° – Rio de Janeiro.

Para saber mais dicas de turismo e cultura:  CidadeeCultura.com

Salão Nobre. Foto Paulo Vitor
Salao Verde. Foto Paulo Vitor

 

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Ação de empresários lança Circuito Gastronômico em Nísia Floresta (RN)

Nísia Floresta, um destino emergente no Estado do Rio Grande do Norte, conta com as…

20 horas atrás

Aviva anuncia R$ 1.2 bilhão de faturamento em 2023

A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do Hot Park – um dos melhores e mais…

21 horas atrás

TAAG assume operação exclusiva da rota Luanda-Lisboa com a sua frota internacional

Dando seguimento ao plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder…

21 horas atrás

Polo de Ecoturismo de São Paulo celebra a natureza no Avistar Brasil 2024

O Polo de Ecoturismo de São Paulo reserva uma surpreendente diversidade natural que muitas vezes…

21 horas atrás

Complexo de Visitantes da NASA proporciona a experiência única de conhecer um astronauta

Em abril o Kennedy Space Center Visitor Complex, o Complexo de Visitantes da NASA em…

23 horas atrás

Nikkey Spa tem variedade de tratamentos no coração da Liberdade

Localizado no coração do bairro da Liberdade, o Nikkey Palace Hotel oferece uma experiência de…

24 horas atrás