Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo PAC

Foto por Mariana Alves

No próximo dia 14 de setembro, a comunidade de Ouro Preto terá a oportunidade de conhecer de perto o processo de restauração em curso da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. O bem, tombado em nível federal desde 1939, está em obras conduzidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura. O investimento é de cerca de R$ 3,7 milhões no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).  

A oficina “O Patrimônio em Obras: A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas”, promovida pela Prefeitura, insere-se no contexto de celebrações do Bom Jesus e integra a programação de educação patrimonial voltada para moradores, devotos, comunidade escolar e demais interessados. 

Aberta ao público, a atividade gratuita inclui visitas guiadas em pequenos grupos de até 20 pessoas às obras de restauração, além de acolhida e contextualização histórica. A oficina conta ainda com exposição dialogada sobre técnicas e etapas de preservação, dinâmica de observação dos elementos arquitetônicos e artísticos e roda de conversa com restauradores, técnicos e representantes locais.

Serviço:  

Oficina “O Patrimônio em Obras: A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas” 

Data: 14 de setembro

Hora: das 14h às 16h 

Local: Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas, Ouro Preto (MG)  

Entrada gratuita por ordem de chegada 

Texto por agência com edição de Isadora Lacerda