Osório: bons ventos e lagoas

A cidade litorânea gaúcha de Osório, que no passado era chamada de Conceição do Arroio, é conhecida como a Cidade das Lagoas. São no total 23 lagoas, várias delas interligadas, formando um conjunto de águas propícias para esportes náuticos de rara beleza.

Foto por Ricardo Dagnino, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Totalmente plana, com destaque para a única elevação do município chamado Morro da Borússia, grandes ventos cortam constantemente a cidade, o que dá a ela outro codinome – Cidade dos Bons Ventos.

O Morro é uma das maiores atrações turísticas para quem visita Osório. Coberto por Mata Atlântica, é área de proteção ambiental e tem um mirante, de fácil acesso, que é uma plataforma de 50 m² que proporciona uma visão privilegiada de 360° da cidade, alcançando a visão, inclusive, de várias outras cidades da região litoral norte do estado.

Já o Parque Histórico Marechal Osório, localizado na RS-030, é uma ótima opção de passeio para quem gosta de conhecer mais sobre a história do Brasil. No local há o Museu de Armas com diversos itens bélicos em exposição e a casa onde nasceu Marechal Osório.

Foto por Ricardosdag, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Das lagoas, as mais bonitas e visitadas são a do Peixoto e do Marcelino. A primeira é perfeita para banho, com vários restaurantes próximos e serviço de guarda-vidas; já a do Marcelino é um centro de lazer com toda a infraestrutura de um parque, tendo inclusive um chimarródromo.

A Praia de Atlântida, limpa e com pouco movimento, é perfeita para quem gosta de aproveitar o sol e um “point” da vida noturna, com vários barzinhos e restaurantes.

E quem visita a cidade não pode deixar de conhecer o Parque Eólico de Osório, o maior parque fornecedor de energia eólica da América Latina, com 75 torres de 98 metros de altura. É uma vista totalmente inusitada e para quem quer conhecer mais sobre o funcionamento desse tipo de matriz energética. Existe uma visita guiada com duração média de meia hora, mas é necessário fazer agendamento.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Alex Pereira, public domain, via Wikimedia Commons