Desde a década de 1970, pesquisadores e agrônomos desenvolvem possibilidades de plantações orgânicas em escala maior, reproduzindo técnicas de agricultura de subsistência, alternando culturas e utilizando plantas que antes eram consideradas como daninhas e que hoje funcionam como uma espécie de “isca” para pragas. Sustentabilidade social, ambiental e econômica são os principais objetivos da produção dos alimentos orgânicos juntamente com a extinção do uso de agrotóxicos e transgênicos.
Para a adubação natural é utilizado minhocas, bactérias e fungos benéficos que contribuem para fertilidade do solo. Consumir alimentos orgânicos, além de proteger nosso organismo, poupa a saúde dos produtores que deixam de ter contato com substâncias químicas, além de preservar os lençóis freáticos, as nascentes, os mananciais e o solo.
Nas cidades da Mantiqueira é muito fácil encontrar alimentos orgânicos, como em Gonçalves com a Associação Orgânicos da Mantiqueira que reúne agricultores que vendem seus produtos certificados em várias cidades do estado de São Paulo e realizam a Feira de Orgânicos que acontece todos os sábados no período da manhã na Rua Fausto Resende de Sousa, 183 – Gonçalves.
Para saber mais sobre aromas e sabores
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…
Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…
Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…
No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…