Com uma flora riquíssima e temperaturas amenas, as Serras Catarinense e Gaúcha formam um paraíso para as aves, sejam nativas ou migratórias. Muitas das que encontramos por ali não são conhecidas pelo restante do país.
Outras, mesmo que mais comuns, não perdem seu brilho e altivez. Algumas empresas prestam o serviço de Observação de Aves, atividade turística em alta para aqueles que gostam de paz e silêncio em meio à natureza.
Em Urupema é possível vermos as revoadas dos papagaio-do-peito-roxo e do charão. Um espetáculo natural que atrai centenas de amantes da observação de pássaros.
Essas aves migram em busca do pinhão e, aos montes, colorem o céu duas vezes por dia, no início da manhã e no fim da tarde.
Esse evento é tão lindo que a cidade promove no mês de abril o Festival do Papagaio-do-peito-roxo e o Festival do Papagaio-charão, com palestras, oficinas de fotografia, entre outros.
Algumas operadoras de turismo da região já oferecem a atividade para os interessados. A melhor época do ano em entre outubro em novembro quando muitas espécies se acasalam.
Dica de operadora: ecotrilhasserracatarinense.com
Veja também os pássaros da Serra da Mantiqueira e da Mata Atlântica
Localizada no centro-oeste paulista, a Marília é um destino que une história, cultura, ciência e…
Divulgação O Hotel Fazenda São Matheus, em Serra Negra (SP), é uma antiga fazenda produtora…
Divulgação O Nikkey Palace Hotel, no tradicional bairro da Liberdade, em São Paulo, entra no…
Crédito: Prefeitura de Serra Negra Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Serra Negra…
Pedras e Sonhos. Crédito: Marcio Masulino Enquanto muitos seguem para destinos de praia e grandes…
Crédito: Henrique Sanz Serra Negra inicia o ano reafirmando sua vocação esportiva e turística ao…