Campineiro, nascido em 1878, Heitor Teixeira Penteado foi advogado formado pela Faculdade de Direito de São Paulo; foi prefeito de Campinas pelo Partido Republicano Paulista em dois mandatos consecutivos; foi o responsável pela recuperação financeira da Estrada de Ferro Sorocabana e pela construção de diversas estradas rodoviárias no Estado; e presidente interino do Estado de São Paulo. Sua participação maior no cenário político brasileiro ocorreu no contexto de seu cargo de presidente de São Paulo, quando substituiu Júlio Prestes, eleito presidente da República.
Com a Revolução de 1930, o golpe de Getúlio Vargas, que destituiu Washington Luiz da presidência e impediu a posse de Júlio Prestes, tornou conturbada a cena política nacional. Heitor Penteado foi deposto pelo governo federal e o tenente João Alberto foi empossado em seu lugar. Desgostoso com os acontecimentos e com o exílio de Júlio Prestes e Washington Luiz, Heitor voltou para sua cidade natal e se dedicou à política local e à diretoria do Partido Republicano Paulista. Em 1938, foi diretor do Banco do Estado de São Paulo. Faleceu em 1947, na cidade onde nasceu.
Para saber mais sobre Campinas, clique aqui
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…