Home-Meio Ambiente

Nascente Azul: consciência ambiental e sustentabilidade

Mais do que um complexo de lazer e ecoturismo, a Nascente Azul exerce um importante papel na conscientização ambiental de seus visitantes, com destaque para as crianças. É em meio aos cenários mais privilegiados de Bonito (MS) que os pequenos têm a oportunidade de entrar em contato direto com a natureza em toda sua plenitude e entender conceitos como sustentabilidade e equilíbrio ambiental.

Foto por Divulgação / Nascente Azul

A Nascente Azul investe na inclusão da comunidade local através de programas sociais, como o Nascente Educa, em que o atrativo recebe crianças de escolas públicas de Bonito e região. Enquanto se divertem com as atrações, os estudantes aprendem sobre responsabilidade ambiental com os experientes guias da Nascente Azul, que reforçam a importância de cuidar da natureza no dia a dia. Essa ação é fundamental para que as crianças de Bonito entendam mais sobre esse bioma tão rico e diferenciado onde vivem e possam, assim, valorizá-lo.

Com as mudanças climáticas, espécies ameaçadas de extinção e recursos naturais cada vez mais escassos em todo o mundo, engajar a sociedade a favor da preservação do meio ambiente nunca foi algo tão relevante. É ainda mais importante despertar a consciência ambiental da nova geração, formando indivíduos preocupados com os problemas ambientais – e não há maneira melhor de conseguir isso do que através de experiências divertidas.

As crianças que visitam a Nascente Azul com seus pais ou responsáveis podem começar o dia, por exemplo, com a flutuação no Rio Nascente Azul. Ali, os visitantes mirins entendem como o rio é formado com a água que brota do solo e como ele pode ser em sua forma mais pura, antes de sofrer com a ação humana. Eles também descobrem todo um ecossistema em equilíbrio ao redor do rio – peixes de diversas espécies, plantas aquáticas e mata ciliar.

Antes de entrar nas águas cristalinas da nascente, o grupo atravessa uma trilha contemplativa, onde um observador mais atento pode avistar macacos, antas e aves silvestres pelo caminho. A Nascente Azul abriga ainda lagos, cachoeira de tufas calcárias e exuberante vegetação nativa.

Todas as atividades disponíveis, do mergulho no Museu Subaquático de Bonito ao circuito de aventura do Balneário, da tirolesa às trilhas, foram elaboradas de maneira sustentável e oferecem um ambiente propício para que as crianças possam aprender sobre a preservação da natureza e valorizar o meio em que vivem. A Nascente Azul investe há mais de 10 anos no monitoramento ambiental, respeitando as normas e legislações ambientais vigentes, com número limitado de visitantes.

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais

Mais informações em: nascenteazul.com.br

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por: Divulgação / Nascente Azul

Da Redação

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

2 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

2 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

3 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

3 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

3 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

3 dias atrás