Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim, jogos e outras atividades gratuitas para crianças e famílias

 O Museu do Jardim Botânico inaugura nesta sexta-feira sua programação de férias, marcada pela chegada da programação Moleque Mateiro, que acontecerá em todos os finais de semana — sextas, sábados e domingos — do mês de dezembro. Realizada pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental (IMM), as atividades transformam os jardins do Museu em um grande território de descobertas, por meio de jogos, trilhas, brincadeiras e oficinas que estimulam o contato afetivo e curioso com a natureza. A proposta convida as crianças à liberdade de brincar, à exploração sensorial e às práticas recreativas que favorecem a convivência e a integração do grupo.

Entre os destaques da programação de férias está a edição especial de Semear, com As Pirilampas, uma atividade sensorial voltada para bebês de 0 a 3 anos, que promove aproximação com a natureza por meio de histórias, texturas, aromas e canções. A agenda do mês inclui ainda diversas Oficinas “Arte e Natureza” — como as de arranjos florais, flores em argila e impressão botânica — além dos tradicionais “Jogos Botânicos” e das Brincadeiras de Jardim, que incentivam a criatividade e a autonomia em meio às paisagens do Arboreto.

Foto: Albert Andrade

O público também poderá participar de visitas educativas que percorrem diferentes áreas do Jardim Botânico, como a Mata Atlântica, o Arboreto e o Jardim Sensorial, aproximando crianças, famílias e bebês da biodiversidade brasileira e das pesquisas realizadas pela Instituição.

O Museu do Jardim Botânico reforça seu compromisso em oferecer experiências que unem ciência, arte, cultura e natureza, celebrando as férias com atividades que despertam imaginação, encantamento e cuidado com o meio ambiente desde a infância.

SERVIÇO

Museu do Jardim Botânico
Rua Jardim Botânico, 1008 — Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ

Programação de Férias – Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Atividades Moleque Mateiro

Datas: Todas as sextas, sábados e domingos de dezembro
Horário: 14h às 17h
Local: Jardins do Museu
Realização: Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental (IMM)
Público: Crianças e famílias
Atividades: Jogos, trilhas, brincadeiras e oficinas ao ar livre
Vagas: Por ordem de chegada

Semear – especial com As Pirilampas

Data: 14/12 (domingo)
Horário: 10h30 às 11h30
Local: Sala Multiuso
Público: Bebês de 0 a 3 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada

Brincadeiras de Jardim

Datas: 13, 15, 17, 18, 20, 21, 22, 23, 27, 29 e 30/12
Horário: 10h às 12h
Local: Jardins do Museu
Público: Crianças, famílias e público geral

Jogos Botânicos

Datas: 12 e 26/12
Horário: 10h às 12h
Local: Jardins do Museu

Oficinas Arte e Natureza

Flores em Argila

Datas: 15, 22 e 29/12
Horário: 14h às 17h
Local: Jardins do Museu

Arranjos Florais
Datas: 16, 23 e 30/12
Horário: 14h às 17h
Local: Jardins do Museu
Público: A partir de 12 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada

Impressão Botânica

Datas: 20 e 27/12
Horário: 10h às 11h
Local: Jardins do Museu
Vagas: 20, por ordem de chegada

Visitas Educativas

Em busca da árvore perdida + Arboreto

Data: 07/12
Horários: 10h30–11h30 | 14h30–15h30
Público: Crianças de 7 a 10 anos

Cognitiva Sensorial

Datas: 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 28/12
Horários: Diversos durante a manhã e tarde
Público: Pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes

Museu + Jardim Sensorial (Domingo Acessível)

Data: 28/12
Horário: 10h30 às 12h

Visita Mata Atlântica

Data: 21/12
Horários: 10h30–11h30 | 14h30–15h30

Texto por agência com edição de Rebeca Dias