Equipamento cultural localizado no Centro Histórico de São Paulo completa três anos, com registro de mais de 295 mil visitantes
São Paulo, novembro de 2025 – O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, completa três anos de atuação em novembro e prepara uma programação especial e gratuita.

De acordo com Natália Cunha, Diretora do Museu das Favelas, o momento marca a consolidação da instituição enquanto referência. “Nesses três anos, já impactamos mais de 295 mil visitantes e nos afirmamos como um importante espaço cultural e turístico. A mudança para o coração de São Paulo, em novembro do ano passado, nos aproximou ainda mais do nosso público e fortaleceu nossa missão. Esta programação especial, totalmente gratuita, celebra a potência cultural das favelas e reconhece as conquistas construídas com nossos parceiros e patrocinadores. Que esta programação inspire o público ao reconhecimento e a centralidade das culturas periféricas”, reforça Natália.
O Festival Museu das Favelas terá início no dia 25 de novembro, com a abertura da exposição IMAGINAÇÃO RADICAL: 100 ANOS DE FRANTZ FANON, que celebra o centenário do nascimento de um dos pensadores mais importantes do século XX, evidenciando como o pensamento de Fanon permanece atual, influenciando a história da arte no Brasil e no mundo, gerações de ativistas, artistas e intelectuais, projetando horizontes e sonhos a partir de uma imaginação radical como força de transformação. A exposição, com idealização, direção artística e curadoria de Thais de Menezes, junto com Jairo Malta, curador do Museu das Favelas, reúne mais de 40 artistas de oito países e fica em cartaz até 24 de maio de 2026.
A agenda também inclui o ciclo de conversas Papo Reto: Imaginação Radical – 100 anos de Frantz Fanon, nos dias 25 e 26 de novembro, com apoio do Instituto Francês e Flup – Festa Literária das Periferias. O ciclo de conversas com tradução simultânea reunirá artistas, escritores e pensadores de língua francesa e do Brasil, como Ananda Devi, Malcom Ferdinand, Léa Mormin-Chauvac, Dénètem Touam Bona, Deivison Faustino (Nkosi), Thais de Menezes, Luciara Ribeiro e Danielle Almeida.
No dia 27, Thais de Menezes promove a visita mediada Abrindo Fluxos da Imaginação Radical, celebrando o legado do pensador martinicano e sua influência nos movimentos de descolonização. Em 28, o Baile tá On! promove uma conversa-cantada em mediação com as exposições. O convidado será o artista multimídia JXNV$ (JX).
Além disso, no dia 29 de novembro, a nova Sala Expositiva “Esperançar” será aberta integrando a Exposição Principal Sobre Vivências. Curada por Jairo Malta e apresentada pela META, patrocinadora Master do Museu das Favelas, a sala é um espaço sensorial que une arte e tecnologia, transportando o público a territórios periféricos inovadores e transformadores, como Cúbitos em Pachuca (México), Comuna 13 em Medellín (Colômbia) e Soweto em Joanesburgo (África do Sul), finalizando com um ambiente imaginário feito por inteligência artificial.
Já no dia 30, o Festival Favela é Giro será realizado no Largo Páteo do Colégio, das 12h às 18h30. Com patrocínio da EDP, o festival marca o encerramento da segunda edição do projeto de formações artísticas realizado em Guarulhos. O festival apresentará uma mostra com obras de artistas da cidade, além de apresentações do DJ Puff, DJ Jade, DJ Consp, Silvio Show e Maria Preta, e performances culturais.
Programação de Aniversário do Museu das Favelas:
25/11 – Abertura da Exposição “IMAGINAÇÃO RADICAL: 100 ANOS DE FRANTZ FANON”.
Papo Reto: “Imaginação Radical – 100 anos de Frantz Fanon”
19h às 21h, com Ananda Devi, Deivison Faustino (Nkosi), Malcom Ferdinand e Thais de Menezes.
26/11 – Papo Reto: “Imaginação Radical – 100 anos de Frantz Fanon”
19h às 21h, com Léa Mormin-Chauvac, Luciara Ribeiro, Dénètem Touam Bona e Danielle Almeida.
27/11 – Visita Mediada: Abrindo Fluxos da Imaginação Radical (15h às 16h30 com a idealizadora e diretora artística Thais de Menezes).
A visita é um convite para imersão em caminhos de transformações coletivas e libertação dos sujeitos. Lotação de 20 pessoas, ingressos na recepção.
28/11 – Baile Tá ON! com JXNV$ (JX) (15h às 17h)
O artista multimídia, DJ e produtor carioca JXNV$ Profeta (JX) participa de uma conversa-cantada sobre GRIOT: movimento para MIDI, obra que traduz a oralidade e a memória do griot em linguagem digital, transformando gestos em som, ritmo e imagem.
Mediação: Fabin Santin – Núcleo de Educação.
Classificação indicativa: Livre.
29/11 – Abertura da Sala Expositiva “Esperançar” na Exposição Principal Sobre Vivências.
A sala, curada por Jairo Malta e patrocinada pela META, transporta o público a territórios periféricos do Sul Global por meio de uma experiência imersiva com inteligência artificial.
30/11 – Festival Favela é Giro (12h às 18h30 no Largo Páteo do Colégio).
O festival marca o encerramento da 2ª edição do projeto de formações artísticas em Guarulhos, com apresentações do DJ Puff, DJ Jade, DJ Consp, Silvio Show e Maria Preta.
Serviço | Museu das Favelas
Local: Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo – SP
Entrada Gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até as 18h).
É necessário a retirada de ingresso antecipado no Sympla ou na recepção, sujeito a lotação.
Mais informações: museudasfavelas.org.br.
Texto por agência com edição de Rebeca Dias





