Monte Roraima: reaberto o destino brasileiro mais amado pelos aventureiros

Com a reabertura da fronteira Brasil-Venezuela em 26 de fevereiro, as expedições ao Monte Roraima passam a ser retomadas.

Foto por Magno Sousa

O destino se consolidou como um dos ícones para os aventureiros que buscam as belezas de Makunaima, montanha sagrada e senhora das águas para os povos da floresta, que foi inclusive palco da novela “O Imperador” da rede Globo, reapresentada há pouco tempo, no período em que o acesso estava fechado.

O lugar mágico, conhecido como Elo Perdido, oferece aos que o visitam paisagens indescritíveis, como o Vale dos Cristais, onde cristais transparentes brotam do chão e das pedras numa concentração de energia inimaginável. A região das pedras negras, formações geológicas mais antigas do planeta, traz a sensação de se estar em solo de um planeta desconhecido, que premia os caminhantes com jacuzzis de água transparente que reluzem em espectros da luz, criando pequenos lagos multicoloridos.

Foto por iStock / Alexis Golding

Cavernas com rios subterrâneos dão ao Monte Roraima um clima de mistério ainda maior, principalmente quando coroados com cachoeiras que saem do topo do Makunaima para dentro das cavernas.

Plantas e animais encontrados somente nesse mundo à parte encantam, como o minúsculo sapinho negro, do tamanho de uma tampinha de refrigerante.

Com 2.810 metros de altitude, estar no topo do Monte Roraima é estar acima das nuvens, oportunizando sobretudo aos viajantes estar junto ao seu eu mais sagrado.

Foto por iStock / Adrian Wojcik

Em 1912, sir Arthur Conan Doyle, em visita ao local, escreveu o livro “O Mundo Perdido”, onde se acredita inclusive ser Makunaima a entrada para o Eldorado. Cento e dez anos depois, o local continua sendo um dos mais lindos e intrigantes do planeta.

Com expedições que variam de 5 a 7 dias, a Roraima Adventures é a operadora oficial que leva os aventureiros que queiram conhecer esse “outro mundo”.

Serviço: Roraima Adventures

Contato: (95) 3624-9611

Mais informações em: roraimaadventures.com.br

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / MaRabelo