Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Mercado SP promove uma agenda que une tradição, diversidade e acesso à arte no coração de São Paulo
Em mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Mercado SP, concessionária que administra o Mercado Municipal Paulistano e o Mercado Kinjo Yamato, dividirá entre os dois patrimônios uma programação gratuita com 12 atrações artísticas, sempre às sextas, sábados e domingos, em dois horários fixos, às 11h e às 15h. As apresentações acontecerão durante o mês de novembro, promovendo uma verdadeira ocupação cultural nos mercados.
A agenda contempla uma ampla diversidade de expressões culturais, indo da música instrumental ao forró pé de serra e dos cortejos de maracatu e samba-reggae a performances circenses. Entre os destaques estão o grupo Babado de Chita, que abre a programação com um cortejo inspirado nas manifestações populares do sudeste e nordeste, a violinista Izandra Machado, com repertório autoral que reposiciona o violino em diálogo com ritmos contemporâneos, e o tradicionalíssimo Cortejo Natalino, que encerra a programação levando magia e alegria com repertório festivo e arranjos inusitados.
“Mais do que um centro gastronômico e turístico, o Mercadão é também um espaço cultural, de encontro e pertencimento. Ao promover uma agenda artística diversa, gratuita e acessível, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, reforçamos nosso compromisso com a cultura, como vetor de conexão com a cidade. Aproveito para agradecer o Secretário Totó Parente e sua equipe, por mais essa ação conjunta.” destaca Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, empresa que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato.
Com essa iniciativa, os mercados se consolidam como polo de valorização da cultura brasileira, integrando história, sabores e expressões artísticas em uma experiência completa para moradores e visitantes.
Música instrumental com tuba e flauta, inspirada na dança sul-africana Gumboot.
Show instrumental autoral com violino em diálogo com trap, pagodão, milonga e neosoul.
Projeto de forró pé de serra que resgata a cultura nordestina com performances, cordel e quadrilha improvisada com o público.
Roda de choro com violão solo e repertório autoral e de grandes mestres da música brasileira.
Coletivo dedicado ao choro tradicional com arranjos originais e repertório que vai de Pixinguinha a Hamilton de Holanda.
Cortejo afro-brasileiro com samba-reggae e batuques do M’Boi Mirim, conectando ritmos e diversidade da zona sul de São Paulo.
Música instrumental brasileira com foco em choro, baião e forró, incluindo composições autorais.
Regional da periferia paulistana que interpreta clássicos do choro e valoriza músicos independentes.
Espetáculo itinerante com banda natalina, mistura de MPB, jazz e funk, encerrando a programação com clima de festa e encantamento.
Imagem destaque por Divulgação
Texto por agência com edição de Isadora Lacerda
Espaço de lazer que já um clássico na zona Oeste de São Paulo, também está…
Exposição revela uma Amazônia contemporânea, poética e fragmentada A CAIXA Cultural São Paulo promove, de…
EMESP Tom Jobim apresenta concerto em homenagem ao clássico disco da banda britânica no dia…
De quinta-feira (13/nov) a sábado (15/nov), a Orquestra interpreta programa essencialmente francês com Debussy, Ravel…
A partir de 28 de novembro, desvende os mistérios da 'Criação de Adão' e a…
Atividades gratuitas unem formação artística, escultura, modelagem e reflexão histórica sobre o protagonismo feminino e…