A 107 km da capital do Rio de Janeiro, a cidade de Mendes tem temperatura média de 18°C, é rodeada pela Mata Atlântica e já teve seu ar considerado o quarto melhor do mundo pela UNESCO, nos anos 50.
Mendes pouco se desenvolveu de lá para os dias de hoje, continuando a ser uma cidade pacata, que vive em ritmo lento, tipicamente interiorano. Localizada no chamado Vale do Café, era passagem dos tropeiros que vinham do Rio de Janeiro para a Aldeia de Valença.
A natureza preservada é um convite para aproveitar as trilhas em meio à Mata Atlântica, tanto a pé, de bicicleta ou em cavalgadas. Uma delas leva a um gigantesco jequitibá de 23 metros de altura e quase seis de circunferência. Pertinho da árvore ficam açudes e mirantes naturais.
Entre os atrativos culturais que merecem ser visitados estão a Árvore da Vida, obra do artista Rafael Maia, em frente à Praça Dr. João Nery; a Casa de Cultura José Francisco Madeira; a Estação Ferroviária de Humberto Antunes, construída em 1894; e a Estação Ferroviária Neri Ferreira, de 1911.
Entre as construções estão a Casa do Barão de Santa Cruz, a antiga Cervejaria Teutônia, que hoje abriga o SENAI, as ruínas do Hotel Santa Rita, a antiga Fazenda de Café do Barão de Benevente, a Ladeira João Vieira e o Calçamento Pé de Moleque, datado do século XIX.
Dois tuneis são também atrativos locais: o Túnel 12, construído entre 1858 e 1865, e o Túnel 12Bis, de 1914.
No mês de abril acontece o Café, Cachaça e Chorinho, evento que reúne shows musicais, barracas de comidas típicas, rodas de capoeira e dança afro. Quem visitar a cidade em outras datas pode aproveitar todos os domingos, na Praça João Nery, apresentações de grupos de choro e de samba.
Entre os atrativos religiosos estão a Igreja Matriz de Santa Cruz, construída em 1857, o Foyer de Charité Nossa Senhora da Guarda, a Igreja Sagrado Coração de Jesus e o Centro Maristas São José das Paineiras.
Uma boa dica é almoçar na Fazenda do Alemão e ver a paisagem de cima do Mirante da Boa Esperança, a apenas 4,5 km do centro.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Lagape, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons