Maceió: mar azul, tapioca e artesanato

Localizada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, Maceió é um destino que merece a fama que tem: o Caribe brasileiro. Praias azulzinhas e verde-esmeralda permeadas por coqueirais e areias que parecem açúcar, arrecifes coloridos e piscinas naturais com inúmeros corais fazem jus a magnitude e beleza da região. A capital alagoana ainda ostenta bons endereços para conhecer a gastronomia única, bem como arquiteturas centenárias e artesanatos que parecem joias raras.

Formada por três praias urbanas em 6 quilômetros, a orla de Maceió é a parada principal de qualquer viajante que escolhe a cidade para visitar. O calçadão completa parte da visita. Seja de manhã ou no finalzinho da tarde, em qualquer ponto é possível parar para descansar, tomar uma água de coco e curtir os raios de sol. A tapioca, dona do pedaço, é um quitute especial e tem diversos pontos de comercialização na orla. Se aventure, pois você irá encontrar mais de 30 sabores diferentes.

Foto por: Marco Ankosqui/MTur

Capriche no protetor solar e parta para as principais praias: Jatiúca tem um mar mais agitado, em especial, com a subida da maré. Bem movimentada, tem um agito noturno mais jovial e costuma ser point dos surfistas; a de Ponta Verde, considerada a melhor delas, tem as principais barracas de praia da cidade, além de mar azul turquesa e areia fofa, indicada para quem deseja um bronze ou está com crianças; já Pajuçara é a mais movimentada das três, por ser de onde saem os passeios de jangada até às piscinas naturais, o local ferve com turistas que buscam pelas belezas do mar. Vale a pena reservar o passeio com antecedência.

Foto por: Marco Ankosqui/MTur

No litoral sul – não muito distante de Maceió -, outras praias merecem destaque, como a Praia do Francês, a Praia de Barra de São Miguel e a Praia do Gunga, considerada uma das mais belas do Brasil. Já no litoral norte, existem opções como Paripueira, Tatuba, Carro Quebrado e Maragogi.

E nem só de água salgada vive Maceió. O encanto de águas cristalinas também pode ser encontrado na lagoa Mundaú, uma das mais importantes do país que, junto à lagoa Manguaba, forma um complexo lagunar de incomparável beleza. Nas duas lagoas é possível fazer o passeio das 9 ilhas, navegando entre manguezais e pequenas ilhas. No final da tarde, aproveite o espetáculo que é o pôr do sol!

Outra parada obrigatória é o bairro histórico do Jaraguá. Além dos museus, casarões antigos e bons lugares para exaltar a culinária típica, o Jaraguá se tornou referência comercial na cidade. A noite, os velhos armazéns e sobrados receberam cores e se transformaram em bares, boates, casas de shows e restaurantes, deslumbrando os visitantes com a impressionante riqueza arquitetônica.

Foto por: Marco Ankosqui/MTur

Inclua no programa uma excursão pelo Palácio Floriano Peixoto, o edifício da Assembleia Legislativa, a Catedral Metropolitana, a Igreja Bom Jesus dos Martírios e os museus Pierre Chalita, de arte sacra, e Théo Brandão. Não deixe de conhecer o Mirante de São Gonçalo do Amarante, o sobrado do Barão de Jaraguá e o Teatro Deodoro. 

Foto por: Marco Ankosqui/MTur

O artesanato típico de filé e cerâmica, outra atração de Maceió, pode ser encontrado na Feira de Artesanato na praia de Ponta Verde ou na Mostra de Artesanato dos Guerreiros, ao lado do Memorial da República. O Pontal das Rendeiras, no entanto, é o local mais famoso. É lá que se encontram os mais diversos trabalhos em rendas e bordados, de vestidos a toalhas de mesa, com muitos tecidos coloridos e vazados.

Imagem Destaque por: Marco Ankosqui/MTur