Londrina, a “Pequena Londres” tem influência de diversas culturas

Também conhecida como a “capital do café”, Londrina, no Paraná, tem em seu DNA uma mistura cultural dos diversos povos que a colonizaram.

Foto por iStock / vbacarin

Isso pode ser percebido nas construções religiosas, como o Templo Budista Hompoji, fundado em 1940, com típica arquitetura japonesa, todo construído em madeira. O catolicismo se faz presente na Capela São Miguel Arcanjo, construída em madeira no ano de 1937, patrimônio da cidade, que resgata a identidade da comunidade do Heimtal, a mais antiga de Londrina, e na Catedral de Londrina, inaugurada em 1934, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

Foto por iStock / vbacarin

Quem se interessa por história deve visitar o Museu Histórico de Londrina, construído na antiga Estação Ferroviária de Londrina com a missão de resgatar, preservar e divulgar o patrimônio cultural da cidade, com 50 mil peças, produzidas a partir do final da década de 1920, materiais do cotidiano londrinense desde os colonizadores e textos, mapas, plantas e depoimentos dos pioneiros da cidade. Outro local interessante é o Museu da Sociedade Rural do Paraná, com um acervo de imagens, documentos textuais, objetos, livros e materiais audiovisuais, recriando o cotidiano do meio rural no desenvolvimento do município.

Se tiver tempo, vale conhecer a Reserva Indígena do Apucaraninha e Salto do Apucaraninha, uma reserva com 5.574 hectares de área que abriga aproximadamente 240 famílias e 1.200 indígenas, que cultivam arroz, feijão e milho e produzem cestos e outros produtos. O Salto do Apucaraninha fica dentro da reserva e é composto por uma queda d’água com 116 metros de altura.

Foto por iStock / Nelson_A_Ishikawa

O contato com a natureza é um ponto alto na cidade, que oferece diversos parques, como o Jardim Botânico, um dos mais belos pontos turísticos de Londrina e uma das maiores unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas do Paraná. Espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção e importantes para restauração e reabilitação de ecossistemas são encontradas lá. O Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon fica na região central da cidade e faz parte dos pontos de turismo do destino, assim como o Lago Igapó, com conjunto de lagos que constitui a considerada mais bonita e significativa área de lazer da cidade.

O Autódromo Ayrton Senna é palco das provas automobilísticas como Fórmula Truck, Stock Car, Motociclismo, Arrancadas, GT3, Campeonato Regional e Brasileiro de Marcas e Pilotos, mas só é possível conhecê-lo durante eventos.

Museu de Arte de Londrina, Planetário, Praça Nishinomiyam, Santuário de Graças Schoenstatt, fundado em 1948 pelas irmãs Schoenstatt, que vieram da Alemanha em 1936, são outros pontos interessantes para se visitar.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / FLAVIOCONCEICAOFOTOS