campinas - cultura

Lenda do Boi Falô em Campinas

Lenda do Boi Falô

A lenda do Boi Falô, assim como a maioria de outras lendas, possui várias versões. Quem conta um conto, aumenta um ponto. A versão mais popular dessa lenda é:

“Na fazenda Santa Genebra, cujo dono era o Barão Geraldo Ribeiro de Souza Rezende, na Sexta-feira Santa de 1888, um dos escravos da lida da cana e do açúcar teve de ir ao pasto atrelar um boi para o arado.

Toninho era miúdo, porém obediente, e foi enfrentar o animal que estava descansando sob a sombra de uma árvore. O boi não queria nada com nada. Depois de muita insistência de Toninho, o boi mugiu alto e disse: “Hoje é dia santo, é dia do Senhor, não é dia de trabalho”.

O escravo saiu correndo para a sede da fazenda, gritando: “O boi falô, o boi falô!”. Apesar de não ter cumprido a tarefa, o escravo não foi castigado.  E relatou o fato ao Barão, que concordou com o boi, e ninguém mais trabalhou nesse dia.

Com o fato, Toninho passou a trabalhar nas tarefas da casa do Barão.  E parece que viraram bons companheiros, pois ele foi enterrado junto ao túmulo do Barão, no Cemitério da Saudade. No Dia de Finados, Toninho é muito visitado por graças concedidas à população. Há quinze anos existe a Festa do Boi Falô que mantém viva a lenda por meio de encenações do acontecimento de 1888, no Distrito de Barão Geraldo”.

A segunda versão  é considerada mais fiel a tradição dessa lenda:

“Numa sexta-feira da Paixão, um capataz da fazenda Santa Genebra pediu a um caboclo, escravo ou empregado (cada um fala de um jeito) que fosse buscar uns bois que ficaram deitados no Capão do Boi.  O escravo ou empregado foi até o Capão do Boi (em uma versão era um adolescente que levou seu cachorro junto) com uma vara e, lá  chegando, começou a tocar os  bois. Com a insistência, um dos bois falou: “Hoje não é dia de trabalhar! Hoje é dia de Nosso Sinhô Jesus Cristo!”. O rapaz assustadíssimo correu de volta para contar o fato ao capataz, que não acreditou. Depois de brigar com o caboclo, foi junto, a cavalo, até o Capão do Boi e o mandou tocar o boi. E, ao ser tocado, o boi novamente disse: “Hoje não é dia de trabalhar! Hoje é dia de Nosso Sinhô Jesus Cristo!”. Assustados, o capataz e o rapaz retornaram para a fazenda e  o capataz decidiu ir para sua casa de onde não saiu mais aquele dia”

Leia também posts de outras lendas de Campinas:  Lenda do bonde da morte e Lendas do Cemitério da Saudade 

Para saber mais sobre Campinas, clique aqui

.

Posts Recentes

Recanto Cataratas é opção de hospedagem para celebrar o Dia das Mães no sul do país

Que tal surpreender sua mãe oferecendo como presente uma viagem para conhecer as Cataratas do…

2 dias atrás

Malai Manso tem programação para famílias no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando e será uma ótima oportunidade para surpreendê-la com um…

2 dias atrás

Celebre o amor em Monte Verde no Dia dos Namorados

Monte Verde, conhecida como a "Suíça Brasileira", é um destino romântico por excelência, perfeito para…

3 dias atrás

Tour House elege Bonito como tendência de destino para eventos e viagens de incentivo

Empresa leva clientes de grandes corporações para conferirem de perto o potencial da cidade sul-mato-grossense…

3 dias atrás

AVA Resort Cancun, Aloft Santo Domingo Piantini e Santo Domingo Marriot Hotel Piantini são os novos hotéis da RCD Hotels

O Caribe é um dos destinos mais solicitados quando o assunto é férias paradisíacas, por…

3 dias atrás

Aproveite o último feriadão do ano nos hotéis Vila Rica em Campinas e Belém

Com a proximidade do feriado de Corpus Christi, muitos viajantes estão em busca de destinos…

3 dias atrás