Joanópolis, a cidade do lobisomem

Às margens da Rodovia Fernão Dias, a 113 km da capital paulista, Joanópolis é considerada a cidade do lobisomem. Não há evidências de que o meio homem meio lobo tenha feito alguma aparição pela cidade, porém sua imagem está divertidamente espalhada por vários locais.

Foto por Elias Gomes / Expressão Studio

Na entrada da cidade, ao atravessar o portal, um lobisomem de mais de dois metros de altura dá as boas-vindas aos visitantes, que podem aproveitar a tranquilidade da cidade emoldurada por montanhas e com várias pousadas rurais.

O centro é pequeno, tendo como ponto principal a igreja matriz e sua praça, onde as festividades acontecem, como a quermesse no mês de junho, quando toda a área é coberta por bandeirinhas multicoloridas que saem do ponto mais alto da igreja matriz.

Foto por Elias Gomes / Expressão Studio

Nas ruas do entorno podem ser encontradas várias delícias locais, como queijos artesanais, doces, compotas, pães e cachaças, além, é claro, vários lobisomens. Os bonecos estão espalhados pela cidade, como em um banco no posto de gasolina, na casa do artesão, restaurantes e outros locais. É impossível resistir a tirar várias fotos com eles.

Foto por Elias Gomes / Expressão Studio

Joanópolis também se destaca por ter a maior queda d’água do estado de São Paulo, a Cachoeira dos Pretos. Com 154 metros, é excelente para banho e boia cross e também é de onde surge a nascente do Rio Piracicaba.

Os mais aventureiros, a bordo de veículos 4×4, podem chegar a Camanducaia e Monte Verde, já em Minas Gerais, pela estrada de terra com 54 km que liga as cidades e que corta em zig zag as montanhas, oferecendo paisagens deslumbrantes.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Elias Gomes / Expressão Studio