0 Home-Destaque - banner principal

Jaguarão: berço de guerras na divisa do Uruguai

Localizado no Rio Grande do Sul, no extremo sul do país, fazendo fronteira com o Uruguai, a cidade de Jaguarão guarda sua história de lutas e patriotismo. Seu Conjunto Histórico e Paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Foto por Ministério da Cultura, via Creative Commons Attribution 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons

A cidade é ligada ao país vizinho por uma ponte aberta para interação: a Ponte Internacional Barão de Mauá, que liga Jaguarão à cidade de Rio Branco, no Uruguai. É o cartão-postal da cidade, levando muitos brasileiros a fazer compras no Uruguai.

O Centro Histórico merece uma visita sem preocupação com o tempo. São mais de 300 construções. As residências da Rua XV de Novembro destacam-se pela beleza das portas entalhadas à mão, em madeira nobre. Em sua maioria, são construções ecléticas de fins do século XIX e princípios do século XX, fase áurea da construção civil local.

O Mercado Público Municipal, construído entre 1864 e 1867, tinha o propósito de escoar os produtos aportados no rio Jaguarão, vindos dos mais diversos lugares, e promover a comercialização de pescados e demais gêneros alimentícios de produção local. Em estilo colonial português, é tombado como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul e integrante do conjunto histórico e paisagístico da cidade, tombado pela União.

O Teatro Esperança, cujo início de sua construção foi em 1887, tornou-se uma grande casa de espetáculos nacionais e internacionais, e hoje abriga shows e eventos locais. A Casa de Cultura é considerada uma das relíquias arquitetônicas do estado gaúcho. O prédio compõe o conjunto de edificações históricas que configuram o entorno da Praça Dr. Alcides Marques. Seu primeiro uso, ainda no século XIX, foi como residência, e, nos primeiros anos do século XX, passou a funcionar como educandário, ligado a ordens religiosas.

Já a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, de 1847, é um dos raros templos católicos na região Sul a bem conservar as linhas gerais de seu aspecto original, tanto interna quanto externamente, o que lhe confere grande importância histórica, arquitetônica e artística. Possui altares de madeira esculpidos à mão, belíssimos vitrais e um parlatório em mármore de Carrara, com grande acervo mobiliário, de imagens sacras e documental.

Quem gosta de história não pode deixar de passar no Largo das Bandeiras. O local já serviu como depósito de material bélico do Exército. Há ainda a Praça do Desembarque, utilizada para que fossem aportados e escoados diversos produtos junto à costa do rio Jaguarão. Aí desembarcavam, também, muitas autoridades e pessoas que visitavam a cidade, quando o tráfego fluvial era intenso nesta região. Também conhecida como Praça da Marinha ou do Comércio, em diferentes momentos, a praça quase foi extinta no ano de 1822, quando o futuro líder da Revolução Farroupilha, na época Sargento-Major, Bento Gonçalves da Silva, manifestou o desejo de apossar-se de seu território.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Ubirajara Buddin Cruz, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Verão na Liberdade: cultura japonesa, gastronomia e experiências para curtir as férias na capital

Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…

2 horas atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

7 horas atrás

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

1 dia atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

4 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

4 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

5 dias atrás