Iván Navarro expressa simbolismo político através fenômenos ópticos

Luzes neons, LED, material fluorescente e conteúdo sócio-político são o alicerce das obras de Iván Navarro. Nascido e criado em Santiago, no Chile, durante a ditadura de Augusto Pinochet, o artista viu, ao longo dos anos, as luzes serem ligadas e desligadas para manter os cidadãos em casa e isolados. Mergulhado nas histórias reais e vividas em sua pátria, Navarro possui uma forte ligação com a eletricidade, restrição e autoridade.

Foto por Thelma Garcia

Apesar de sempre trabalhar com luzes, foi em 1997, quando fez sua mudança para Nova York, que Navarro solidificou sua essência e conceito – fazendo da energia elétrica sua abstração e principal material artístico. Em suas primeiras obras, Iván recriou objetos corriqueiros, carregando-os de significados simbólicos. “You Sit, You Die” é uma de suas principais obras e foi criada para condenar o uso de cadeiras elétricas nos Estados Unidos. A cadeira de praia feita de lâmpadas tubulares fluorescentes contém os nomes de todos os indivíduos executados no estado da Flórida.

Foto por Carol Quintanilha

O uso de palavras também se tornou parte do processo integral de suas criações. Decay (2011), Order (2012) e Murio La Verdad (2013) estão entre os trabalhos que carregam um consistente repertório pedagógico, além de trazer debates políticos atuais. Recentemente, Navarro incorporou o som em parte das obras, reaproveitando bumbos de baterias que exploram a potência da sonoridade em meio a mudez.

Sua arte atraiu atenção internacional e fez com que Iván participasse de diversas exposições – individuais e em grupo. Parte das obras estão no  Museu Guggenheim (Nova York) e a Pinault Collection (Paris), além de integrar as coleções permanentes do Museu Nacional de Bellas Artes do Rio de Janeiro e do Inhotim.

Expo ExFinito ganha versão virtual

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia, lançou um tour virtual da exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do artista Iván Navarro. Instalada no 22º andar, a mostra inaugurada em 18 de dezembro de 2020, ficará disponível no site do Farol Santander enquanto o edifício se mantiver fechado para visitas presenciais, de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias.

Foto por Carol Quintanilha

O passeio online permite que o público conheça as 14 obras expostas de Navarro,  além da instalação Escada (Caixa d’Água), intervenção externa na Praça Antônio Prado, localizada em frente ao Farol Santander, e que também já foi exposta no Madison Square, em Nova York. A exposição contou com a curadoria de Marcello Dantas.

Foto por Carol Quintanilha

A ideia conceitual de ExFinito é provocar dúvidas, potencializar os nossos sentidos e descobrir quem somos e o que refletimos, em uma grande instalação em forma de labirinto, com obras e elementos que exploram luzes, espelhos, vidros e eletricidade, para o envolvimento do espectador no trabalho desenvolvido por Iván. Em uma experiência sensorial, o público se vê em um jogo entre corpo e visão, em uma dimensão paralela da realidade, na ilusão de um infinito.

Link para o Tour Virtual: https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_22

*Texto por Carolina Berlato com informações de agência

Imagem Destaque por: Carol Quintanilha via Divulgação