Ilha da Madeira “O Jardim Flutuante do Atlântico”

Montanhas – Foto: André Carvalho

Explosões vulcânicas ocorridas no Oceano Atlântico há cerca de 5 milhões de anos deram origem a este maravilhoso e singular Arquipélogo. As camadas de lavas e rochas que emergiram do fundo do mar formaram as ilhas que hoje conhecemos. A principal e mais conhecida é a ilha que recebe o mesmo nome do Arquipélago, a Ilha da Madeira. A noroeste, encontramos a segunda ilha povoada, Ilha Porto Santo, a leste as ilhas desertas e ao sul as selvagens (reservas naturais).

Acredita-se que romanos, árabes, gregos e fenícios possam ter visitado o Arquipélago durante suas expedições. Isso, antes do navegador português João Gonçalves Zarco, em 1419, aportar de maneira fortuita, arrastado por uma enorme tempestade.

Por muitos anos a cana de açúcar e a produção de vinho formaram a base econômica das ilhas. Porém, no século XVI, a cana de açúcar perde força com a concorrência de Açores e do Brasil e o Arquipélago perde parte de sua importância para a Coroa. A realeza só voltaria a dar-lhe a devida atenção com os constantes ataques de corsários no século XVI. Já nesse período, o vinho da madeira já se tornará conhecido e desejado.

Um dos momentos históricos mais importantes para a região foi a definição do Arquipélago como Região Autônoma após a revolução portuguesa de 1974.

Laurissilva, vegetação endêmica do Arquipélago da Madeira

Hoje o Arquipélago da Ilha da Madeira é um dos destinos mais desejados da Europa e o turismo passou a ser a força motriz de sua economia. Com temperaturas amenas durante o ano inteiro, possui uma vegetação Laurissilva, floresta úmida, composta majoritariamente por árvores da família das lauráceas e endêmica da região. Foi considerada Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO.

Cabo Girão, com aproximadamente 590 metros de altura, recebe mais de 1500 visitantes por dia. Foto: Francisco Correia

Por ser de origem vulcânica, o Arquipélago da Ilha da Madeira possui vários pontos onde as altitudes dão ao visitante uma visão panorâmica do local, tendo como pano de fundo as montanhas e o oceano, como é o caso do Cabo do Girão, com seus 580 metros de altitude. E, para aumentar a experiência nas alturas, foi construída uma plataforma de vidro (Skywalk) na qual podemos transitar e sentir que realmente estamos levitando.

Golfinho e baleias

Como se trata de um arquipélago no meio do oceano, visitas como golfinho e baleias são comuns. Existem barcos e canoas que transportam os turistas para verem mais de perto as travessuras dos golfinhos e a plasticidade do nado das baleias.

Flora

Por sua latitude, o Arquipélago da Ilha da Madeira possui um clima muito favorável ao cultivo de uma enormidade de espécies nativas ou não. No início da colonização portuguesa, aqui foi uma espécie de laboratório botânico para vários experimentos de cultivo de planta vindas principalmente da Ásia. Com isso a biodiversidade local é extensa e curiosa. Exemplares como maracujá-roxo é um exemplo disso.

Montanhismo e Canyoning

Como dito antes, a formação vulcânica do arquipélago é caracterizado por vários picos como o Areeiro, situado no interior da ilha, que tem 1.818 metros de altitude. Chegando ao pico do Areeiro, podemos ter a sorte de estarmos acima das nuvens. Sem elas, a vista da imensidão do mar nos dá uma experiência única. Dentro dessa topografia acidentada, ribeiras (cursos d’água) com muitas quedas, são propícias à prática do canyoning, com pitadas de adrenalina.

Foto: Divulgação

Bordado típico da Ilha

Produzidas pelas nobres mulheres para decoração de roupas (vestimentas e roupas de casa, mesa e banho), desde o início do povoamento das ilhas, passou a ter relevância econômica a partir do século XIX. Com reconhecimento internacional da pureza e perfeição artística de trabalho das bordadeiras estima-se que em 1860 o arquipélago tenha atingido o número de 70.000 mulheres trabalhando com bordado.
Com o crescimento constante do interesse de ingleses, alemães, norte-americanos, sírios e tantos outros, pela beleza dos trabalhos, o processo foi deixando de ser artesanal e se industrializou.

Curiosidades do Arquipélago da Madeira

  • Apesar de ser território português fica mais perto da África. Aproximadamente 725 quilômetros de Marrocos e 850 quilômetros do sul de Portugal.
  • O forte vinho da madeira tornou-se símbolo da Ilha em todo o mundo e guarda seu segredo nos tonéis envelhecidos e produzidos com madeira local e na qualidade de suas uvas plantadas em território montanhoso.
  • Terra de Cristiano Ronaldo, que nasceu em Funchal, capital da Ilha da Madeira. Ídolo da nação portuguesa, recebeu diversas homenagens do Arquipélago, como nome de aeroporto, estátua, museu e hotel temático, o Hotel Pestana CR7 Funchal.
  • A produção de banana ocupa quase 15% da área agrícola da ilha da Madeira e são exportadas 15 mil toneladas por ano.

Saiba mais: www.madeiraallyear.com.