Igrejinha, no Vale do Paranhana

Essa pequena cidade do Rio Grande do Sul, colonizada por imigrantes alemães em 1824, está a apenas 32 km da famosa Gramado e no caminho de Cambará do Sul. Charmosa e com uma Vila Germânica, ponto de bons restaurantes e várias lojinhas, Igrejinha parece mais um grande cenário que merece ser visitado.

Foto por gustavo.kunst, via public domain, via Wikimedia Commons

Quem gosta de uma boa cerveja tem que colocar em seu roteiro a Cervejaria Stier, fundada por descendentes de alemães e que já recebeu várias premiações, inclusive medalha de ouro pela sua IPA no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2020.

Foto por Gustavo.kunst, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

A Casa de Pedra, uma construção do início da colonização alemã, é uma atração local, embora possa ser vista apenas por fora.

No centro há uma rua coberta, com bom comércio e área gastronômica, onde à noite ganha iluminação especial e torna-se um “point” de encontro.

Foto por Paulo RS Menezes, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Brazil license, via Wikimedia Commons

É possível fazer um pequeno roteiro religioso para conhecer a Igreja Gabriel, construída na área central em 1900, no mesmo local da antiga igrejinha de madeira que deu nome ao município. A Santinha Nossa Senhora do Equilíbrio fica no caminho do Monte da Fé, em um pequeno altar com uma cascatinha e a Igreja Mãe Santíssima, com arquitetura bem diferente.

Próximo ao centro está o Parque Alto da Pedra, com altitude no topo de 750 metros, que é ponto para praticar voo livre. Tem uma vista panorâmica da região e excelente infraestrutura.

Entre as belezas naturais, a Cascata dos Italianos é destaque, com uma queda d’água de 20 metros e piscina natural com águas esverdeadas. O acesso é por uma escada de pedras com 180 degraus.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Gustavo Kunst, via Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons