História de Atibaia: Instauração da Vila

A cerimônia e a lenda

Era o dia de Todos os Santos e a Vila de Atibaia ia ser instaurada. A comitiva do Ouvidor, que viera para a cerimônia, já estava no ribeirão dos Porcos e era vista no alto da encosta. Os varões mais importantes da Freguesia, montados em cavalos escovados, de crinas trançadas com fitas e ajaezados com os melhores arreios, desceram o morrão, ao encontro da comitiva que trazia o Ouvidor, o dr. João Pereira da Silva. Chegaram ao Largo da Matriz.

O Largo e a Rua Direita estavam enfeitados com varas de bambu e bandeirolas. Após o jantar, com assados e doces, os hóspedes se recolheram para o descanso da viagem. No dia 5, houve a reunião da lavratura da instalação da Vila. Em seguida, os membros da comitiva se reuniram na casa de Lucas. Naquela noite, a Vila fora tomada por uma alegria contagiante e nem mesmo o sinistro toque de recolher fora lembrado.

Ouviam-se os sons da mãe África nos românticos lundus. Mais ao longe, as cantigas dos congos, com a dolente batida das zabumbas. Nos botequins, com bebida farta e estrondosas gargalhadas, o povo festejava. Enfim, Atibaia chegava à categoria de Vila. Mas, o Pelourinho não fora benzido; o Padre não estava ali. Algum tempo depois, acreditaram que as almas dos escravos ali supliciados reclamavam, e a lenda do pelourinho se perpetuaria por séculos.

Esse “causo” foi contado por Nhá Olímpia, velha senhora de descendência africana, parteira da pobreza e benzedeira, que morava num cortiço da rua Coronel João Pires. Reproduzindo sua fala: “No tempo de dante, fizero o Pelorinho pa castigá os escravo, no Beco do Gonzaga. O padre num quis benzê, ficano o Pelorinho ‘sem-ficá-bento’. Começô então a aparecê ‘as coisa’. Uma mula-sem-cabeça, que corria por ali em sexta-feira, levano na garupa um vurto horroroso de feio, na garupa dos arrêo, virado pra tráis”.

Clique para saber mais sobre cultura, arte e turismo em Atibaia e no Circuito das Frutas

 

Marcio Alves

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

16 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

18 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

22 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás