Goiânia: art déco, natureza e boa gastronomia

Município brasileiro com maior área verde por habitante e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo, Goiânia é um destino que respira natureza. Parques, zoológicos e diversos quilômetros quadrados de muita vegetação são um verdadeiro atrativo para famílias que buscam um local para se divertir com crianças. É na Praça Cívica que se deve começar qualquer passeio pela cidade, uma vez que é ali o marco inicial da construção da cidade. Nela, pode-se encontrar o Palácio das Esmeraldas e o Palácio Pedro Ludovico, centro administrativo de Goiás. Há, ainda, o Museu Zoroastro Artiaga e o Monumento às Três Raças. Além disso, ela dá acesso a todos os bairros – chamados de setores.

Foto por:  Leandro Moura/MTur

Coloque na lista de atrativos os parques: Lago das Rosas, que possui um zoo, área para yoga e biblioteca; Flamboyant, ideal para os amantes de esportes, pois conta com pista de ciclismo e corrida; Beija Flor, um ambiente de preservação ambiental; e o Jardim Botânico, maior área verde da capital.

Foto por: Leandro Moura/MTur

Importante centro comercial, Goiânia é alvo do público corporativo. Repleta de feiras livres, mais de 100, a cidade conta com o maior e mais antigo evento desse tipo no país e na América Latina. A Feira Hippie acontece aos domingos durante a toda manhã. Outro local imperdível é o Polo da Moda. A Região da 44 é o segundo maior núcleo de vendas, atrás apenas apenas do Brás, em São Paulo. São três avenidas e nove ruas dedicadas à moda, com diversas lojas e preços acessíveis, em especial, para quem compra no atacado.

Foto por: Leandro Moura/MTur

E quem não gosta de visitar um Mercado Municipal? O Central é o mais tradicional da cidade, com 161 lojas e muitos produtos artesanais. O destaque é o Restaurante Bologna, que oferece boas massas caseiras. Se estiver com tempo, programe-se para conhecer o Bairro Popular e seu Mercado Popular. Ali, é possível conhecer mais da cultura local e, ainda, experimentar o famoso pastel do Pub e Pastelaria do Meu, considerado um dos melhores de Goiânia.

Foto por:  Leandro Moura/MTur

Edificada nos anos 1930, Goiânia é uma cidade que foi completamente planejada e ainda hoje preserva a lembrança nostálgica das primeiras décadas de sua construção.

Foto por:  Leandro Moura/MTur

O projeto de urbanismo da cidade além de contar com o Palácio das Esmeraldas e a Casa de Pedro Ludovico, ainda incorpora Teatro Goiânia, prédio simbólico da construção da nova Capital. Inaugurado em 5 de julho de 1942, data do Batismo Cultural do município, tem design de um transatlântico; o Goiânia Palace, o “hotel art déco de Goiânia”.

Foto por:  Leandro Moura/MTur

Eleito como um dos locais mais bonitos da capital, o Museu do Cerrado é de suma importância histórica e cultural para a região. O complexo científico, que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. Seu acervo conta com mostras sobre a vida evolutiva, fósseis que datam mais de 600 milhões de anos, vilas cenográficas que representam a vida cotidiana dos colonizadores portugueses, réplica de uma aldeia indígena em tamanho original, sítio arqueológico dos quilombolas, trilhas ecológicas e espaço expositivo e educacional sobre espécies da fauna e flora do cerrado brasileiro.

Foto por: Leandro Moura/MTur

A gastronomia é outro ponto forte de Goiânia. Riquíssima em pratos típicos sem igual, não deixe de experimentar o arroz com pequi, galinhada, pamonha, leitão à pururuca, peixe na telha e o empadão goiano.

Como chegar

Saindo das principais capitais do Brasil, é possível desembarcar no Aeroporto Internacional Santa Genoveva. De carro, é acessível pela BR-060 e BR-163.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destaque por:  Leandro Moura/MTur