0 Home-Destaque - banner principal

Gaspar é a terra catarinense das águas

Gaspar está localizada no Vale do Itajaí, região também conhecida como Vale Europeu no estado de Santa Catarina e tem como cartão-postal a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, construída em cima de uma pequena colina no centro da cidade, com estrutura imponente nos estilos gótico e romano. Inaugurada em 1956, tem uma escadaria de 115 degraus. Internamente, os vitrais refletem a luz, dando um colorido único em toda a nave da igreja. Já do lado de fora, há uma gruta, doada por pessoas da comunidade, com passagens da Via Crucis.

Foto por @GuilhermeSpengler / Prefeitura Municipal de Gaspar via Portal Municipal de Turismo de Gaspar / reprodução via https://turismo.gaspar.sc.gov.br/

O município fica entre Blumenau e Itajaí, tendo a maior parte de seu território na área rural. Nas proximidades do Rio Itajaí-Açu, que atravessa o centro e outros bairros da cidade, prevalecem as planícies e, nos extremos norte e sul, estão localizadas serras.

Gaspar tem a maior quantidade de parques aquáticos, incluindo recantos naturais, de Santa Catarina. Para conhecê-los foi feita a “Rota das Águas”, com oito estabelecimentos, incluindo parques, recantos naturais e cascatas. Entre eles está o melhor parque aquático de Santa Catarina e eleito o quinto melhor do Brasil: o Parque Aquático Cascanéia, com mais de 100 mil metros quadrados de área.

Foto por Prefeitura Municipal de Gaspar via Portal Municipal de Turismo de Gaspar / reprodução via https://turismo.gaspar.sc.gov.br/

Os outros parques que compõem a Rota das Águas são: Cascata Berlim, Cascata Carolina, Petry, Recanto Verde, Recanto Belchior, Recanto Arraial e Cascata Bem Bem. Além de contarem com piscinas e toboáguas, alguns deles têm cascatas, rios e piscinas naturais passando por dentro da propriedade.

Gaspar foi colonizada por alemães, açorianos e italianos, esses últimos com grande influência na cultura local, que vieram inclusive a criar a Rota Vila D’Itália. Vários estabelecimentos fazem parte dela. Isso inclui a capela Santo Antônio, pousadas, restaurantes e propriedades rurais. Em algumas delas é possível andar a cavalo, fazer passeios de charrete, conhecer um pequeno museu com objetos antigos e frequentar um pesque-pague. O roteiro pode ser feito de carro, em passeios off-road ou de bicicleta, e o turista pode comprar doces e produtos coloniais diretamente dos produtores.

A gastronomia local é bastante rica, com várias influências, tendo como destaque a truta, peixe de água doce, que é criado na região.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Gaspar via Portal Municipal de Turismo de Gaspar / reprodução via https://turismo.gaspar.sc.gov.br/

Da Redação

Posts Recentes

Recanto Cataratas é opção de hospedagem para celebrar o Dia das Mães no sul do país

Que tal surpreender sua mãe oferecendo como presente uma viagem para conhecer as Cataratas do…

17 horas atrás

Malai Manso tem programação para famílias no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando e será uma ótima oportunidade para surpreendê-la com um…

17 horas atrás

Celebre o amor em Monte Verde no Dia dos Namorados

Monte Verde, conhecida como a "Suíça Brasileira", é um destino romântico por excelência, perfeito para…

2 dias atrás

Tour House elege Bonito como tendência de destino para eventos e viagens de incentivo

Empresa leva clientes de grandes corporações para conferirem de perto o potencial da cidade sul-mato-grossense…

2 dias atrás

AVA Resort Cancun, Aloft Santo Domingo Piantini e Santo Domingo Marriot Hotel Piantini são os novos hotéis da RCD Hotels

O Caribe é um dos destinos mais solicitados quando o assunto é férias paradisíacas, por…

2 dias atrás

Aproveite o último feriadão do ano nos hotéis Vila Rica em Campinas e Belém

Com a proximidade do feriado de Corpus Christi, muitos viajantes estão em busca de destinos…

2 dias atrás