2 - Cultura

Galo Gigante e frevo transformam São Paulo em palco do carnaval pernambucano

O Carnaval de Pernambuco invadiu a cidade de São Paulo em ação realizada pelo Governo de Pernambuco, através da Empetur. Às 10h, teve início o Cortejo de Carnaval, que levou muita música e animação para quem esteve na Av. Paulista. O trajeto teve início no Instituto Moreira Salles, culminando no Shopping Cidade São Paulo, onde aconteceu o grande encontro com o Galo Gigante (de 15m de altura) – alegoria que simboliza as festas de momo do estado e é um dos maiores eventos de carnaval do Brasil, reconhecido como o maior bloco de rua do mundo em termos de público.

Foto por: Divulgação

A partir das 11h, a energia festiva do povo pernambucano foi levada para o Parque Burle Marx, onde o público pôde ser imerso numa grande experiência do melhor carnaval do mundo. O evento contou com shows de artistas renomados da região como Alceu Valença, Duda Beat, Roger de Renor e o Som Na Rural, Gerlane Lops, Nego Thor e Romero Ferro. Além disso, apresentações culturais de personagens típicos da nossa cultura fizeram apresentações para o público: Caboclos de Lança de Nazaré da Mata, Papangus de Bezerros, Caretas de Triunfo, Bonecos Gigantes de Olinda e Passistas de Frevo. E, para os convidados que quiseram colocar a mão na massa, o Mestre Julião das Máscaras realizou uma oficina exclusiva de cabeças de La Ursa – uma das peças mais famosas do artista. O artesão tem trabalhos que se espalham por galerias e coleções no Rio de Janeiro, na França e no Japão.

Dentre as representatividades culturais, estiveram presentes os Caretas de Triunfo – brincantes centenários que se vestem de forma colorida e carregam em seus ombros tabuletas com mensagens divertidas. Seus relhos feitos de corda trazem o som da sua alegria e irreverência por onde passam. Atualmente existem vários grupos, conhecidos como trecas, que se caracterizam de careta e trazem à tona toda uma personalidade envolvida pela história popular.

Um outro destaque foi o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata – Maracatu de Baque Solto, com 24 anos de existência e uma trajetória imponente. Ao longo dos anos tem colecionado títulos nos concursos de agremiações por todo o estado. Além disso, o grupo tem realizado, de forma sistemática, apresentações culturais nos ciclos festivos do calendário cultural de Pernambuco, bem como a realização de aulas-espetáculos em escolas públicas e participação em festivais e encontros culturais nacionais e internacionais. O Maracatu vem alcançando conquistas que foram somadas desde 2021, em plena pandemia, quando Estrela se tornou um Ponto de Cultura do Estado de Pernambuco.

O grupo que fez os passos de frevo e esquentou a terra da garoa foi o Balé Cultural de Pernambuco, que inaugurou uma nova página da história da cultura popular pernambucana, mostrando a riqueza cultural de um pedaço do Brasil. Com 21 anos de trabalho, desenvolvendo estudos sobre a cadeia evolutiva da dança e musicalidade no cotidiano do estado, sempre levando o público a uma experiência única e encantadora que registra, na memória do espectador, imagens de um PERNAMBUCO que explode em riquezas das suas tradições, alimentando de cultura a alma do povo.

As camisas que foram usadas pela equipe do Governo de Pernambuco/Empetur são da grife pernambucana Período Fértil, que surgiu em meio a efervescência do movimento mangue beat e foi criada pelo casal Márcia Lima e Clesinho Santos. A marca reflete o “estilo pernambucano de ser” e traz, para o carnaval de 2025, a estampa “Frevo de Isa”, assinado pela artista plástica Isa do Amparo. A Período Fértil, em sua produção autoral, confeccionou (em 2020) a roupa do Homem da Meia Noite, bloco carnavalesco de Olinda/PE, que surgiu em 1932 e é um dos principais símbolos do carnaval do estado de Pernambuco, saindo à meia noite do sábado de carnaval.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

11 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

13 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

17 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

4 dias atrás