Frederico Westphalen, a cidade princesa do Médio Alto Uruguai

A cidade de Frederico Westphalen fica no Rio Grande do Sul, e no passado era local de parada dos viajantes, que instalaram ali um barril em uma fonte para captar água e saciar a sede. Hoje a Praça do Barril marca o suposto local onde ele ficava.

Foto por Kaktus Kid, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Catedral de Santo Antônio, que teve o início de sua construção em 1950, em pedra maciça plantada numa profundidade de quatro metros. A construção praticamente dispensa o ferro. Não há viga sustentando os 1.185.000 tijolos maciços que formam as paredes, em cujo levantamento de apenas cal e areia não entrou a colaboração do cimento. Todas as janelas, autênticas aberturas góticas, são constituídas de vitrais com motivos litúrgicos, e a pintura da Catedral é um catecismo em imagens, ensinando ao cristão que tiver os olhos abertos em qualquer direção.

O Santuário de Schoenstatt Tabor Porta do Céu é o 20º construído em terras brasileiras e traz uma atmosfera onde o céu parece tocar a terra.

A história da cidade pode ser conhecida no Museu Municipal Wilson Lutz Farias, que reúne de documentos antigos a objetos de uso pessoal de várias épocas, incluindo um piano, peça quase obrigatória nas antigas casas de alto padrão.

A Cascata da Faguense, com uma queda de 20 metros, é um ponto para quem gosta de relaxar junto à natureza, com um riacho de águas límpidas, trilhas e onde se encontra a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Termine a viagem fazendo uma visita à fábrica de Vinhos Ferigollo, que mantém o sabor artesanal do vinho de colônia.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Wetb, via Copyrighted free use, via Wikimedia Commons