Na realidade, a história de sua família vem de três séculos anteriores à sua chegada por essas bandas. Seus antepassados foram grandes prestadores de serviços à Coroa Portuguesa.
Oriundos de Bruges, na Bélgica, os ricos comerciantes que tinham migrado para Lisboa e a Ilha da Madeira partiram para colonizar o Brasil. Outros tantos fizeram incursões na Índia e na África.
Aqui, se estabeleceram principalmente com o cultivo de cana-de-açúcar no primeiro engenho do Brasil, instalado na cidade de Santos (engenho São Jorge dos Erasmos). Mais tarde, Fernão Dias Paes Leme tornou-se um dos mais conhecidos bandeirantes com suas viagens de reconhecimento do interior do Estado de São Paulo, e estados vizinhos, em busca de ouro.
Pedro Leme, pai de Francisco, se estabeleceu no Vale do Paraíba de onde Francisco veio para Campinas ao receber a sesmaria. Com sua esposa, Rosa Maria de Gusmão, ajudou imensamente no desenvolvimento do povoado, elevado a Freguesia em 1774. Francisco Barreto Leme do Prado faleceu em 1782 e está enterrado na Basílica de Nossa Senhora do Carmo.
Para mais informações sobre história, cultura e artes em Campinas, clique aqui
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…