Na realidade, a história de sua família vem de três séculos anteriores à sua chegada por essas bandas. Seus antepassados foram grandes prestadores de serviços à Coroa Portuguesa.
Oriundos de Bruges, na Bélgica, os ricos comerciantes que tinham migrado para Lisboa e a Ilha da Madeira partiram para colonizar o Brasil. Outros tantos fizeram incursões na Índia e na África.
Aqui, se estabeleceram principalmente com o cultivo de cana-de-açúcar no primeiro engenho do Brasil, instalado na cidade de Santos (engenho São Jorge dos Erasmos). Mais tarde, Fernão Dias Paes Leme tornou-se um dos mais conhecidos bandeirantes com suas viagens de reconhecimento do interior do Estado de São Paulo, e estados vizinhos, em busca de ouro.
Pedro Leme, pai de Francisco, se estabeleceu no Vale do Paraíba de onde Francisco veio para Campinas ao receber a sesmaria. Com sua esposa, Rosa Maria de Gusmão, ajudou imensamente no desenvolvimento do povoado, elevado a Freguesia em 1774. Francisco Barreto Leme do Prado faleceu em 1782 e está enterrado na Basílica de Nossa Senhora do Carmo.
Para mais informações sobre história, cultura e artes em Campinas, clique aqui
Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…
Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…