Na realidade, a história de sua família vem de três séculos anteriores à sua chegada por essas bandas. Seus antepassados foram grandes prestadores de serviços à Coroa Portuguesa.
Oriundos de Bruges, na Bélgica, os ricos comerciantes que tinham migrado para Lisboa e a Ilha da Madeira partiram para colonizar o Brasil. Outros tantos fizeram incursões na Índia e na África.
Aqui, se estabeleceram principalmente com o cultivo de cana-de-açúcar no primeiro engenho do Brasil, instalado na cidade de Santos (engenho São Jorge dos Erasmos). Mais tarde, Fernão Dias Paes Leme tornou-se um dos mais conhecidos bandeirantes com suas viagens de reconhecimento do interior do Estado de São Paulo, e estados vizinhos, em busca de ouro.
Pedro Leme, pai de Francisco, se estabeleceu no Vale do Paraíba de onde Francisco veio para Campinas ao receber a sesmaria. Com sua esposa, Rosa Maria de Gusmão, ajudou imensamente no desenvolvimento do povoado, elevado a Freguesia em 1774. Francisco Barreto Leme do Prado faleceu em 1782 e está enterrado na Basílica de Nossa Senhora do Carmo.
Para mais informações sobre história, cultura e artes em Campinas, clique aqui
Divulgação Gov TO Uma ótima notícia para os amantes do turismo ecológico e de aventura.…
José Basílio de Faria, presidente da AMITESP. Divulgação Entre os dias 4 e 8 de…
Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…
Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…
Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…
Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…