Na realidade, a história de sua família vem de três séculos anteriores à sua chegada por essas bandas. Seus antepassados foram grandes prestadores de serviços à Coroa Portuguesa.
Oriundos de Bruges, na Bélgica, os ricos comerciantes que tinham migrado para Lisboa e a Ilha da Madeira partiram para colonizar o Brasil. Outros tantos fizeram incursões na Índia e na África.
Aqui, se estabeleceram principalmente com o cultivo de cana-de-açúcar no primeiro engenho do Brasil, instalado na cidade de Santos (engenho São Jorge dos Erasmos). Mais tarde, Fernão Dias Paes Leme tornou-se um dos mais conhecidos bandeirantes com suas viagens de reconhecimento do interior do Estado de São Paulo, e estados vizinhos, em busca de ouro.
Pedro Leme, pai de Francisco, se estabeleceu no Vale do Paraíba de onde Francisco veio para Campinas ao receber a sesmaria. Com sua esposa, Rosa Maria de Gusmão, ajudou imensamente no desenvolvimento do povoado, elevado a Freguesia em 1774. Francisco Barreto Leme do Prado faleceu em 1782 e está enterrado na Basílica de Nossa Senhora do Carmo.
Para mais informações sobre história, cultura e artes em Campinas, clique aqui
Divulgação Localizada no Circuito das Águas Paulista, Socorro fica a 130 km de São Paulo…
Localizada no centro-oeste paulista, a Marília é um destino que une história, cultura, ciência e…
Divulgação O Hotel Fazenda São Matheus, em Serra Negra (SP), é uma antiga fazenda produtora…
Divulgação O Nikkey Palace Hotel, no tradicional bairro da Liberdade, em São Paulo, entra no…
Crédito: Prefeitura de Serra Negra Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Serra Negra…
Pedras e Sonhos. Crédito: Marcio Masulino Enquanto muitos seguem para destinos de praia e grandes…