1 - Turismo

Fórum Panrotas 2024 ressalta a presença do futuro no turismo brasileiro

A 21ª edição do Fórum Panrotas, que aconteceu nos dias 05 e 06 de março no WTC Events Center, em São Paulo/SP, celebrou o 50º aniversário da Panrotas, empresa referência na comunicação com o profissional de turismo. Com uma programação repleta de palestras com personalidades do trade e participações especiais, o evento trouxe como assunto praticamente unânime a importância da Inteligência Artificial na área do turismo e a importância do ramo adequar suas demandas a esse novo cenário.

Divulgação / Panrotas

O primeiro dia do evento mesclou discussões técnicas e descontraídas. A atriz e empresária Giovanna Antonella falou sobre soluções que podem estar a nossa frente e não seguimos por valorizar opiniões negativas sobre nossos projetos. Já Claudia Neufeld, VP de Marketing na The Walt Disney Company Brasil, além de explicar a história da empresa, a sinergia entre as suas diferentes marcas e produtos, trouxe com exclusividade dois personagens da Disney para o evento, Mickey e Minnie, encantando os participantes.

Outro destaque foi o painel sobre o poder da distribuição na América Latina, que contou com a participação ilustre de Leonel Andrade (CEO CVC Corp), Marcelo Cohen (CEO Befly), Marcelo Grether (Chief Commercial Officer Grupo Decolar) e Orestes Fintiklis (vice chairman Mondee). Com grande riqueza de informações, Fintiklis discorreu a respeito do B2B e provável instalação da empresa na região, principalmente no Brasil, por entender o país como grande oportunidade. “A única maneira de vender com promoção sem canibalizar os canais diretos é por meio das agências de viagens e consolidação”, comentou o executivo da Mondee. Arcelor Grether, afirmou manter a direção da Decolar e anunciou o lançamento de Sofia, sistema de atendimento com Inteligência Artificial recém lançado. Marcelo Cohen assegurou que a Befly pretende manter a mesma estratégia, enquanto Andrade enfatizou a importância das lojas físicas da CVC.

As palestras trouxeram informações importantes de políticas públicas e economia e também não podemos deixar de destacar o ato pela permanência do PERSE e a linda homenagem aos 50 anos da Panrotas. O dia finalizou com um agradável happy hour na piscina do Sheraton.

O 2º dia manteve o enfoque do uso da tecnologia no turismo, mas começou com geopolítica, com o Professor HOC, Heni Ozi Cuckier, sinalizando o impacto direto de qualquer mudança no panorama mundial no turismo no Brasil. Um dos momentos mais esperados do evento foi a presença do publicitário Nizan Guanaes, que abordou momentos de sua carreira e enfatizou o olhar no futuro, lembrando os desafios que sempre surgirão no início de cada projeto e podem fazer o empreendedor desistir.

O painel sobre venda no entretenimento no canal B2B reuniu Murilo Pascoal (CEO do grupo Beach Park), Lizete Ribeiro (CEO Grupo Tauá de Hotéis e Resorts), Alessandro Cunha (CEO Aviva) e Alexandre Zubaran (CEO Enjoy Hotéis e Resorts). Pascoal trouxe novidades nos empreendimentos do grupo, acolhendo demanda de entretenimento noturno e uma parceria emocionante que terá como foco o ecoturismo e preservação das aves da região. Já Ribeiro destacou a novidade da entrada do grupo em João Pessoa/PB e a importância da estada de media/longa duração.

Patrícia Thomas, diretora de Vendas Corporativas da Omnibees, trouxe em seu painel sobre tarifa média, ocupação e regiões, muitos gráficos de destinos mais procurados de lazer e corporativos entre outros. Enquanto Carol Sass de Haro, sócia-diretora da Mapie, abordou a sustentabilidade em viagens e destacou pesquisas que mostram disparidades entre a aceitação dos viajantes acerca do tema e o quanto ele é efetivo na consumação da compra. Ela também intermediou um debate com Pablo Toledo (CMO da BYD) e Oskar Kedor (CEO da Mobility, que falou sobre a experiência prazerosa no uso do carro elétrico e importância da conscientização do produto, enquanto Toledo acredita que vivemos no Brasil uma fase de transição para o mercado de veículos eletrificados, no qual o veículo híbrido ganha destaque.

Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America, mediou um debate sobre Viagens de Luxo, com Fernanda Fehring (diretora da FFTravels), Bruno Vilaça (diretor da Superviagem) e Maurice Padovani (diretor executivo da Primetour). Fehring afirmou que atualmente o hóspede busca pela experiência e que “as pessoas sabem exatamente o que querem”, enquanto os filhos, com maior aceso às redes sociais, têm tido grande influência na escolha de viagem que os pais fazem. Vilaça pontuou o papel do agente de viagem, que “é quase influenciar o cliente”, e revelou que, depois da Europa, a Ásia é a bola da vez, apesar de reforçar que o cliente brasileiro aprendeu a viajar pelo País após a pandemia. Padovani reforça que a alta das tarifas não afeta grupo “supermilionários”, mas impacta na classe “rico regular”, que mudou a forma de viajar. Dessa forma, é preciso encontrar um equilíbrio nas tarifas.

O último painel, bastante esperado, teve o jornalista e apresentador da CNN Brasil William Waack, mediando o debate com os CEOs das empresas aéreas brasileiras. Celso Ferrer da GOL Linhas Aéreas falou sobre a recuperação da empresa, que recentemente anunciou a entrada no Chapter 11. Apontou o não crescimento do setor às dificuldades da pandemia e às mudanças de câmbio, mas assegurou a transparência nessa etapa da empresa e comemorou os bons resultados na criação de novas rotas. John Rodgerson, da Azul Linhas Aéreas, disse que a empresa está focada no crescimento, mas ressaltou as dificuldades no alto custo do combustível no Brasil e da disponibilidade de aeronaves no mundo. Jerome Cadier, da Latam Airlines, reforçou que a compra de novas aeronaves é algo relevante, mas que deve ocorrer de acordo com a demanda e oportunidades. Também foi levantada a relevante questão sobre em qual medida o Estado Brasileiro deve socorrer o setor. Rodgerson afirmou que ninguém está pedindo subsídio, enquanto Cadier reforçou a respeito de revisão de custos e não de subsídio, explicando que a Latam está saudável e consegue crescer, mas que o Brasil tem entraves regulatórios que dificultam as operações. Ferrer disse que lutaram muito pela reforma tributária e que acredita que um subsídio poderia gerar distorção, o que não é bom. Também, assim como os demais, reforçou como um dos grandes problemas no setor os altos custos de combustível.

Após o encerramento das palestras, o evento finalizou com uma agradável festa de encerramento, cuidada pelo DJ Zé Pedro. Mais uma vez o Fórum Panrotas ofereceu um evento fantástico, que conciliou conteúdo e networking de forma perfeita para os participantes. Aguardamos ansiosamente pela 22ª edição!

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Gerentes de excelência comandam o Marriott Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

O emblemático hotel Marriott de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, está localizado no…

12 horas atrás

Grupo Aero Service se destaca com serviço de transfer executivo

O Grupo Aero Service se destaca pelos serviços prestados a passageiros em diversos aeroportos do…

12 horas atrás

5ª edição do ‘MAB Margens – Feira de Artes Gráficas’ acontece no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

O Museu celebra o sucesso do evento que reúne artistas e coletivos sob sua marquise,…

16 horas atrás

Ação de empresários lança Circuito Gastronômico em Nísia Floresta (RN)

Nísia Floresta, um destino emergente no Estado do Rio Grande do Norte, conta com as…

2 dias atrás

Aviva anuncia R$ 1.2 bilhão de faturamento em 2023

A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do Hot Park – um dos melhores e mais…

2 dias atrás

TAAG assume operação exclusiva da rota Luanda-Lisboa com a sua frota internacional

Dando seguimento ao plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder…

2 dias atrás