Um espetáculo das várias espécies características da Mantiqueira que, se traduz em árvores robustas, altas e seculares e dão um brilho na paisagem típica local. Se olharmos mais atentamente notaremos também símbolos que fazem desta uma região única do Brasil.
Existem a araucária macho e a araucária fêmea. O macho tem em suas pontas de 5 a 6 pendões de amarelo para marrom, que crescem até a polinização em novembro e dezembro. Esses
pendões cam repletos de pólen. Quando estão prontos, as escamas se abrem, o pólen ca vulnerável e o vento fertiliza as árvores fêmeas que estão em volta. No outono, pode-se ver o pendão no chão com o pó amarelo. Já na árvore fêmea, no mês de abril, nascem as pinhas (estróbilos), que vão estufando até estourar e jogar seus pinhões. Cada pinha tem em média de 100 a 150 pinhões e, na época da polinização, ela se abre deixando o pólen penetrar e depois se fecha, lacrando com uma resina, para depois estourar. O pinhão tem somente 30 dias para germinar no mês de abril; se passar desse tempo, só serve para comer.
Para saber mais sobre a Serra da Mantiqueira
Pedras e Sonhos. Crédito: Marcio Masulino Enquanto muitos seguem para destinos de praia e grandes…
Crédito: Henrique Sanz Serra Negra inicia o ano reafirmando sua vocação esportiva e turística ao…
Divulgação O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no sul de Minas Gerais, tem um…
Crédito: John via Unsplash A Universidade de Caxias do Sul (UCS) lança a Especialização em…
Divulgação Entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2026, o Summit Suítes Hotel…
Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph Serra Negra foi reconhecida como o melhor destino de Turismo…