Flora da Serra da Mantiqueira

Flora da Serra da Mantiqueira

Um espetáculo das várias espécies características da Mantiqueira que, se traduz em árvores robustas, altas e seculares e dão um brilho na paisagem típica local. Se olharmos mais atentamente notaremos também símbolos que fazem desta uma região única do Brasil.

Amanita muscaria – conhecido como agário-das-moscas, esse fungo é originário de locais de temperaturas amenas. Não é comestível por possuir propriedades alucinógenas para o ser humano, porém há relatos que indicam que esse fungo era um componente do soma, bebida sagrada dos vedas, pois é citada nos hinos do Rigveda, escrito em torno de 1.700 a.C. Uma característica interessante é que no livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, o autor cria o cenário da lagarta fumando um narguilé sobre um Amanita muscaria, insinuando a trama psicodélica do diálogo entre Alice e a lagarta.

Hortênsia – Planta arbustiva, ornamental e originária do Japão e da China, pode atingir 2,5 metros de altura e suas cores variam entre rosa, azul e roxo de acordo, com o ph do solo. Como se adapta bem a altitudes elevadas, as hortênsias criam um verdadeiro espetáculo nas cidades da Mantiqueira onde são usadas como forte elemento de decoração de casas, ruas e praças.

Araucária
Existem a araucária macho e a araucária fêmea. O macho tem em suas pontas de 5 a 6 pendões de amarelo para marrom, que crescem até a polinização em novembro e dezembro. Esses
pendões cam repletos de pólen. Quando estão prontos, as escamas se abrem, o pólen ca vulnerável e o vento fertiliza as árvores fêmeas que estão em volta. No outono, pode-se ver o pendão no chão com o pó amarelo. Já na árvore fêmea, no mês de abril, nascem as pinhas (estróbilos), que vão estufando até estourar e jogar seus pinhões. Cada pinha tem em média de 100 a 150 pinhões e, na época da polinização, ela se abre deixando o pólen penetrar e depois se fecha, lacrando com uma resina, para depois estourar. O pinhão tem somente 30 dias para germinar no mês de abril; se passar desse tempo, só serve para comer.

Para saber mais sobre a Serra da Mantiqueira

 

Marcio Alves

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

12 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

14 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

17 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

4 dias atrás