Europa

Meio Ambiente em Lisboa, paraísos protegidos e sua fauna e flora

Cascais. Foto Liam Spradlin

Para entendermos a fauna e flora em Lisboa é preciso entender o meio ambiente em Lisboa, incluindo as áreas protegidas, os parques, as reservas, monumentos entre outros.

Em Portugal, o termo área protegida é utilizado para delimitar espaços onde a presença humana é sujeita a regulamentos pré-estabelecidos no intuito de preservar o ambiente. A Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP)) engloba áreas de âmbito nacional, regional e privado.

Monumento Natural da Pedra da Mua. Foto Felipe Firix
Estuário do Sado. Foto Paulo Valdivieso
Estuário do Tejo. Foto Patmar

Em Lisboa e região temos o Parque Natural de Sintra-Cascais e o Parque Natural da Arrábida. São considerados paisagens naturais de interesse nacional, representam um bioma ou região natural e podem estabelecer uma integração harmoniosa com seres humanos.

As Reservas Naturais da região são os Estuários do Tejo e do Sado, zonas limitadas e controladas para preservar a fauna e flora locais com o mínimo de interferência humana.

Arriba Fóssil. Foto Zito Colaço

Áreas com paisagens naturais ou seminaturais (sofreram pequenas intervenções humanas), são preservadas para que não se percam o valor estético e as características naturais, caso da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica.

Existe também a classificação de Monumento Natural, quando por questões ecológicas, estéticas, científicas ou culturais se faz necessário a preservação cuidadosa de toda a área. Na região de Lisboa é o caso do Carenque, uma jazida de pegadas de dinossauros situado na freguesia de Belas, concelho de Sintra. E também dos Monumentos Naturais dos Lagosteiros, da Pedreira do Avelino e da Pedra da Mua, todos com pegadas de saurópedes, em Sesimbra, Distrito de Setúbal. Ainda no Distrito de Setúbal, se encontra a Gruta do Zambujal com formações cristalinas singulares e, por este motivo, recebeu o título de Sítio Classificado de Interesse Espeleológico.

Veja os post sobre: praias, jardins botânicos, jardim zoológico e também sobre o Oceanário de Lisboa.

Veremos a seguir como a Fauna e a Flora em Lisboa é diversificada e bela.

Raposa Vermelha. Foto Art Tower

FAUNA

Em Portugal existe uma diversidade que inclui espécies europeias e do norte da África. Na região da Serra da Estrela ainda pode-se observar os lobos e na região do Alentejo os linces. O porco, veado e javali se espalharam pelo interior do país, assim como as lebres, raposas e coelhos bravos.

Os peixes do Atlântico trazem as sardinhas, o robalo e o dourado. E os crustáceos estão mais presentes na costa rochosa do Norte.

Mamíferos na Região de Lisboa: coelho-bravo, rato-do-campo, musaranho, toupeira, esquilo-vermelho, ouriço-cacheiro, saca-rabos, gineta e raposa.

Em função do país estar na rota de migração de diversas espécies de aves da Europa Central e Ocidental, a observação de pássaros é uma atividade turística que floresce por aqui.

Magnólia. Foto Shell Ghostcage

FLORA

Não por acaso e em virtude das invasões sofridas e dos descobrimentos atribuídos a Portugal, sua vegetação é bastante diversificada reunindo espécies atlânticas, mediterrânicas, africanas e, claro, européias. Alguns estudos apontam para a presença, na região de Lisboa, de mais de 800 mil árvores (autóctones e exóticas), pertencentes a mais de 100 espécies diferentes e outras centenas de arbustos e herbáceas.

Árvores mais comuns: plátano, palmeira-dascanárias, olaia, pinheiro-manso, ameixoeira-dejardim, acácia-bastarda, bôrdo, castanheiro-da-índia, magnólia, cipreste-comum, bôrdo-comum, choupo, freixo, tília-prateada, lodão, jacarandá, entre outras.

Arbustos mais comuns: loentro, folhado, alfenheiro, lantana, anguinho-das-sebes, pyracantha, romanzeira-de-jardim.

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.

Marcio Alves

Posts Recentes

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

5 horas atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

3 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

3 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

4 dias atrás

Novo conceito e abertura do zoológico em Serra Negra

Empreendimento voltado à conservação do bioma, à educação ambiental e ao Turismo Sustentável reinaugura na…

4 dias atrás

Férias em Brotas, adrenalina e conforto no turismo de aventura

Brotas Eco Hotel Fazenda tem pacotes especiais para transformar as férias de janeiro em uma…

4 dias atrás