A estrada de ferro e da vida
Pindamonhangaba e Campos do Jordão cidades ligadas pela história e pelo trilho do trem.
A ideia deste trem surgiu dos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, em 1910, para facilitar o transporte dos doentes de tuberculose em Campos do Jordão, pois projetaram uma vila sanitária na cidade.
Antes da Ferrovia, “o transporte de pessoas a Campos do Jordão era precaríssimo, pois, em 1877, foi criada a “Cia. De Transporte para Campos do Jordão”, que conduzia os passageiros, em troles, de Pindamonhangaba até a Raiz da Serra (atualmente Piracuama). Pernoitavam em uma pensão e no dia seguinte, os que tinham saúde subiam a serra a cavalo, e as pessoas enfermas seguiam em liteiras e banguês” (Pedro Paulo Filho).
A Estrada de Ferro de Campos do Jordão – EFCJ foi inaugurada em 15 de novembro de 1914. Com a Primeira Guerra mundial a ferrovia passou por grandes problemas financeiros. Passou então para as mãos de Sebastião de Oliveira Damas, que era na época o maior credor da ferrovia. Para não haver sucateamento das peças, o comendador e Presidente de São Paulo, Sr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, decretou que o Estado encampasse a ferrovia. “A primeira automotriz que chegou a Campos do Jordão foi a Catarina, movida a gasolina, que foi recebida com banda de música e grande foguetório.” (Pedro Paulo Filho).
Em 1924 foi totalmente eletrificada pela English Electric. Como primeira função, ela teve papel crucial na ajuda aos pacientes e também no escoamento de produtos agrícolas da região. Mas o seu melhor momento ainda estava por chegar!
Mudança de foco
Ao término da ingrata fase da doença dos românticos, começa na década de 1970 em meio à fase do turismo de lazer. Um propósito mais ameno que, com as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, logo virou um dos maiores cartões postais da cidade. Com 47 quilômetros e uma velocidade média de 32 km/h, o passageiro tem uma visão deslumbrante da região, mas o fato mais interessante é que em trechos de serra a velocidade cai para 16 km/h.
Dentre as estações a mais alta é a Parada Cacique, também chamada de Alto do Lageado com 1.743 metros de altitude. Nessa altura, nem precisamos explicar a visão surpreendente de toda a cidade e adjacências. Ali tem uma placa: Ponto Culminante Ferroviário do Brasil.
Para mais informações sobre Campos do Jordão clique aqui