Esportes na areia de Santos

Esportes na areia de Santos-futevolei-bxFutevolei

O futevolei nasceu nas areias de Copacabana por acaso; na verdade, surgiu como opção para burlar a proibição de se jogar futebol na praia, que, na década de 1960, não era permitido. Mas a vontade do exjogador Octávio de Moraes e seus amigos de praticar era tanta que Tatá, como era conhecido, teve a ideia de usar uma quadra de vôlei passando a bola para o outro lado da rede com os pés, sem ser incomodado pelas autoridades.

No início, a partida era disputada por um time de cinco jogadores de cada lado e as regras foram criadas conforme iam surgindo os impasses do jogo. Lentamente o esporte foi invadindo outras praias do Rio de Janeiro e, em meados dos anos 1980, o interesse dos patrocinadores e da imprensa foi despertado. O esporte, por ser praticado na areia, agradou os santistas, e hoje muitos adeptos de reúnem nas quadras no Canal 6 para treinos e campeonatos.

Esportes na areia de Santos-tamboreu-4-bxTamboréu

Na década de 1930, os irmãos italianos Danadellis chamavam a atenção nas praias de Santos quando jogavam uma bola um para o outro usando dois artefatos semelhantes a um pandeiro, com aro de madeira e tampa de couro, medindo cerca de 40 cm de diâmetro. Logo as pessoas se interessaram pelo passatempo e assim nasceu o tamboréu, genuíno esporte santista com inúmeros adeptos. O esporte evoluiu, fixaram a quadra em 17 metros, criaram regras e desenvolveram uma rede exclusiva para a modalidade. Nos anos 1950, a Prefeitura de Santos deu cunho oficial a esse esporte criando uma subcomissão para regulamentá-lo e, na mesma época, surgiu a Liga Santista de Tamboréu. O Clube Atlético Santista foi o primeiro a oferecer uma quadra de saibro, coberta e específica para a prática desse esporte. A equipe de Santos sempre entra em campeonatos internacionais, realizados na França e Itália, e obtém resultados de pódio.

santos-esportes-tenis-de-praia-bxTênis de praia

Esporte italiano da década de 1980, trazido para o Brasil em 2008, por Leopoldo Correa e pelo carioca Adão Chagas, vice-presidente da Federação Carioca de Beach Tênis, pioneira no país. Santos é o maior point da modalidade, difundida através da Associação Santista de Beach Tênis, contando com várias quadras para a prática desse esporte. A contagem, a técnica do voleio e do saque são do tênis; o resto é uma mistura de vôlei, frescobol e badminton. Praticado em ambiente de ótimo astral e descontraído, os participantes aliam agilidade, reflexo e um condicionamento físico invejável.

 

Para saber mais sobre Santos, clique aqui