Esportes Ilhabela – água

Podemos dizer que Ilhabela é um capricho da natureza. Parece até que seu território foi planejado para abrigar a maioria dos esportes radicais conhecidos. Em meio a rios, cachoeiras, matas e montanhas, o arquipélago torna-se cenário ideal, tanto na terra, quanto na água para as mais variadas práticas esportivas.

Foto: Luis Daniel
Foto: Luis Daniel

Vela

Navegar é preciso sempre, principalmente se for por esporte. E as condições geográficas do Arquipélago e do Canal de São Sebastião são favoráveis à prática da vela. Isso ocorre porque a ilha forma um obstáculo natural para as grandes ondas do mar. E também pelo efeito de canalização dos ventos, voltados para o sul formando um corredor entre a Serra do Mar e a Ilha, com picos de mais de 1.300m.

Assim torna-se possível a prática desse esporte em todas as suas modalidades, fazendo da região um local de referência mundial aos praticantes. Todo ano, durante o mês de julho, ocorre, há mais de 37 anos, a Semana Internacional da Vela de Ilhabela, maior evento da modalidade na América do Sul, concentrando cerca de 200 barcos de vela oceânica que chegam às praias do arquipélago para competir.

Mergulho

ilhabela-esporte-mergulho-ilha-das-cabras-867-bxIlhabela é um dos lugares mais procurados por mergulhadores do mundo todo devido a quantidade de embarcações naufragadas em suas águas. O mergulho é a exploração sub-aquática com garrafas de ar comprimido e equipamento adequado.

A Ilha das Cabras, a mais próxima do centro do município, é protegida como um santuário ecológico e possui o fundo do mar favorável ao mergulho. Sua visitação pode ser feita a partir da praia de Pedras Miúdas, numa travessia a nado de mais de 50 m. Outras praias indicadas para mergulhar são: Praia do Jabaquara, Pacuíba, Portinho, Feiticeira, Julião, Indaiatuba, Enchovas, Bonete, Serraria, Fome e Poço.

Estátua de Netuno

Um espetáculo à parte é poder mergulhar e visualizar a estátua de Netuno que está a 7 metros de profundidade, na Ilha das Cabras. Hoje é ponto de encontro dos mergulhadores.

 

Foto: Luis Daniel
Fundo do mar. Foto: Luis Daniel
Ilha das Cabras. Foto: Tatyana Andrade
Ilha das Cabras. Foto: Tatyana Andrade

 

 

 

 

 

 

 

Aqualoucos

ilhabela-esportes-aqualoucos-cachoeira-da-toca-640-bxEm meio ao cenário paradisíaco da Cachoeira da Toca, deparamo- nos com Jusineldo, Lucas e Jonathan, três garotos que compartilham o gosto por emoções fortes e muita adrenalina. Conhecidos como “Aqualoucos”, eles literalmente surfam nas águas da cachoeira e o que é incrível, deslizam de maneira rápida e dificilmente se intimidam diante das rochas escorregadias que podem encontrar no caminho. O limo das rochas faz com que se transformem em “ondas” e seus pés em pranchas. Eles trocam as praias pela emoção que a modalidade proporciona.

O esporte tem tido uma boa adesão, tanto é que existe até campeonato brasileiro, com cerca de uns vinte participantes que passam por quatro fases: descida inicial, descida do tobogã inteiro, breve corrida e depois cair e, para finalizar, estilo livre. Só vendo para entender, é realmente uma verdadeira loucura.

O mais impressionante é a ousadia dos praticantes, o medo passa longe, as piruetas desafiam a lei da gravidade e o mais insano disso tudo é a naturalidade que falam dos tombos. Lucas, que já venceu campeonato, nos dá a dica do sucesso: “o esquema é manter a perna firme e na hora de cair, sentar”. Haja coragem!
ilhabela-esportes-aqualoucos-cachoeira-da-toca-632-bx ilhabela-esportes-aqualoucos-cachoeira-da-toca-624-bx

 

 

 

 

 

Surf

Mesmo a prática do esporte não sendo tão associada a Ilhabela, são encontrados, no município, um dos melhores pontos do litoral paulista com enormes ondas, a praia do Bonete.

Kitesurf

Novidade em muitas partes do mundo, o kitesurf mistura as pranchas de Windsurf com a vela de parapente. Alguns dos melhores esportistas brasileiros nessa categoria são nativos de Ilhabela. Esse esporte é extremamente perigoso, pois a força do vento faz do praticante um palito de dente. Os cabos, que prendem o esportista ao parapente, ficam demasiadamente tensos, mas as manobras feitas por esses “estriquinados” é um show à parte que deve ser visto.

WindSurf

É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surf e com uma vela de 2 a 5 metros de altura. Consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento. Como na vela, a prática desse esporte se dá no Canal de São Sebastião, devido às correntes de ar.

Pesca

A melhor estrutura de pesca do Brasil encontra-se aqui. O município é também conhecido como o maior pólo de pesca da enchova no país e por isso é recomendado o embarque de no máximo 20 delas por dia. A pesca esportiva é realizada próximo às costeiras do sul da ilha. As lanchas saem do píer do Perequê ou da praia do Saco da Capela.

 

Projeto Navegar

Implantado em Ilhabela há mais de quatro anos, o Projeto Navegar é um exemplo de inclusão social através do incentivo ao esporte. Idealizado pelo velejador Lars Grael e viabilizado através de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, o projeto atende a crianças e adolescentes com idade entre oito e catorze anos matriculados na rede pública de ensino.

Após o término do curso, que dura cerca de cinco meses, os alunos que se destacam podem continuar se dedicando ao esporte através da Escola Municipal de Iatismo. Foi o que aconteceu com o jovem caiçara Ronyon Silva, aluno do Projeto, que se consagrou Campeão Brasileiro da Classe Optimist.