Esportes em São Sebastião: na terra

Explorar todo o município de São Sebastião não é uma tarefa fácil. São mais de 100 km lineares de costa, sendo que uma metade do município é cercada pela Mata Atlântica e a outra metade é aberta para o oceano. São Sebastião é assim. O local possui qualidades ímpares quanto aos seus atrativos turísticos e oferece, dentre as mais de 30 praias, variados esportes. Trilhas, pesca, surf, mountain cross, mountain bike e skate são exemplos do espírito aventureiro dessa cidade. Radicais ou não, vale a pena desfrutar desse panorama próprio para o lazer.

sao-sebastiao-esportes-mountain-cross-DSC_1193-bx
Foto: Bera Palhoto

 

Mountain Cross

Em uma área na Rua da Praia, centro de São Sebastião, é possível encontrar uma Arena Cross (sem dúvida um dos mais importantes campeonatos do motociclismo nacional), construída em 2009 para receber o Campeonato Brasileiro de MotoCross, disputado em junho. É uma pista de pouca velocidade e muitos pulos. Nesse circuito radical, encontramos o piloto Ney Broto, 40 anos, fazendo algumas manobras acrobáticas, com sua moto de 250 cilindradas. Nascido na praia de Maresias, pratica o esporte há 20 anos, desde que ganhou uma moto de 80 cc de seu pai.

Mountain Bike

A costa de São Sebastião é um paraíso para bikers profissionais e amadores. O praticante que quiser aproveitar a natureza de perto pode passear nas matas entre as praias. Já quem pretende treinar em um pico mais forte com maior dificuldade, deve tentar pedalar nas subidas e descidas da Rodovia Rio-Santos, tendo o visual das praias ao fundo.

Trilhas e caminhadas

sao-sebastiao-esportes-Trilha-Ribeirao-de-Itu-Ft-Luciano-Vieira-bxO percurso a pé pode ter itinerário indefinido, com variados graus de dificuldade, pois as trilhas passam por praias ou matas. Para a alegria dos apreciadores do ecoturismo, São Sebastião também possui trilhas monitoradas como: Trilhas da Praia Brava, do Sítio Arqueológico, da Cachoeira do Ribeirão de Itu, da Pedra Lisa, do Poço do Macaco, além das Trilhas Cachoeira da Serpente, Poço do Mico, Cachoeira da Garganta Branca e Estrada da Limeira. O praticante tem a oportunidade de explorar os mistérios da natureza observando a fauna e a flora local, fugindo de roteiros tradicionais e numa sequência interminável de belas paisagens.

Skate

sao-sebastiao-esportes-skate-460-bx
Foto: Elaine Leme

Na praia de Boissucanga, na praça Pôr do Sol, encontra-se uma pista profissional para a prática do skate. Muitos esportistas do Brasil inteiro reúnem-se ali para curtir, além da pista, uma paisagem magnífica da praia. A pista já é considerada a melhor do Brasil, com uma estrutura de 7mil metros quadrados.

O skate é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de “trucks”.

Com o skate, executam- se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista.

Para os viciados em skate, existe uma variação de modalidade no Brasil, o street, que surgiu no final da década de 70, que consiste no skatista manobrar seu skate nos obstáculos encontrados nas ruas da cidade, como monumentos, bancos, corrimões, escadas, muretas, rampas, palcos, buracos, barrancos e paredes. Já o Banks, outra modalidade, permite que crianças, jovens e adultos adeptos de street, vertical, mini-ramp, longboard e downhill pratiquem suas manobras nas dezenas de pistas espelhadas pelo Brasil. Fonte: Wikipedia

Eco-Radical

Competição de aventura para iniciantes, organizada pela Eco-Venture, realizada em 2009 na praia de Boiçucanga. Envolveu todo o litoral norte, com um circuito que engloba trekking, cascandig, water trekking, moutainbikes, cortando o Parque Estadual da Serra do Mar. Mais de 50 atletas participaram do evento. A prova foi muito disputada, alternando muitas vezes a liderança a cada bateria. Participaram dessa competição as equipes Especulunca, EquiPESM, Templo 2, Templo OPS, Tuiuiú Brasil, Adrena Rock, Corpo e Água, Ad Sumus, Livremente, Rio Vivo Tênis Clube, vendedores da etapa.

Off Road

Uma linda paisagem do Parque Estadual da Serra do Mar, endossada com o canto dos pássaros e mirantes naturais que permitem a observação e apreciação de cachoeiras e riachos de águas transparentes. Esse é o cenário do praticante de Off Road em São Sebastião. Seu objetivo é explorar escondidas estradinhas, nas quais somente veículos 4×4 podem passar. Pertinho da agitação da cidade de São Paulo, ao lado da nascente do Rio Tietê, existe uma trilha deserta no meio da Mata Atlântica.

No começo, a paisagem é repleta de eucaliptos e pastagens, porém, depois de 15 km rodados, as árvores da mata atlântica começam a fechar a estrada e a trilha passa por entre vales, oferecendo vistas belíssimas. Em alguns momentos, é preciso ter cuidado, pois há várias descidas e subidas fortes, com muitas pedras soltas e erosões consideráveis.

Durante o percurso é possível avistar uma enorme ponte de concreto abandonada, além de onças perambulando na região da serra. O trajeto que inicia em Salesópolis, termina na praia da Enseada, em São Sebastião.

Para todas as modalidades esportivas acima descritas, se você não for profissional, a cidade dispõe de várias operadoras que darão todos os equipamentos e monitores para a prática.