Emmanuelle Moureaux: cores e camadas criam o shikiri inspirado no Japão

Artista e arquiteta francesa radicada no Japão, Emmanuelle Moureaux se inspira, principalmente, nas cores e camadas de Tóquio em seus trabalhos. Não à toa, criou o conceito de shikiri, que consiste na divisão e criação de espaços utilizando cores como elementos tridimensionais.

Á propósito, shikiri é uma palavra inventada que significa literalmente “dividir o espaço usando cores”.

Envolvendo arte, design e arquitetura, Emmanuelle assina importantes obras como o projeto arquitetônico do Banco Sugamo Shinkin, a concepção do espaço do ABC Cooking Studio, instalações artísticas para a UNIQLO e ISSEY MIYAKE, a série de instalações artísticas “100 colors” (ou “100 cores”), e “Floresta de Números”, no National Art Center de Tóquio.

Emmanuelle Moureaux

Uma das mais famosas de sua autoria, a instalação Floresta de Números (2017) faz parte da série “100 cores”, iniciada em 2013 pela arquiteta, com obras que proporcionam um aumento do impacto visual ao público, quando se deparam com cem tonalidades de cores diferentes, sendo exibidas de forma simultânea e um mesmo ambiente. A obra já foi exibida em museus e galerias da Itália, França e Taiwan, além do Japão, sendo adaptada aos ambientes e espaços expositivos.

Além disso, a artista é professora adjunta na Tohoku University of Art and Design.

Atualmente, os brasileiros apaixonados por cor poderão conferir mais de perto o trabalho de Emmanuelle Moureaux. Isso porque, desde o último dia 19 de fevereiro, o  Farol Santander São Paulo, centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia, abriu a primeira exposição no Brasil da artista e arquiteta francesa. Intitulada Floresta de Números, a mostra, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo) tem curadoria da própria artista, fica em cartaz até 23 de maio de 2021.

A obra de Emmanuelle Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papeis e fios em cem tonalidades de cores. Os números coloridos são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensionais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais.

Serviço: Floresta de Números – Farol Santander

Farol Santander São Paulo – Até 23/05

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 10h às 20h

** Horários sujeitos a alteração de acordo com possíveis novas determinações das autoridades públicas. Consulte o site.

Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583/d/94542

*com informações de agência
Imagens por Carol Quintanilha e Divulgação