arquitetura

Elevador Lacerda – Salvador

foto: Raphael Koerich

O Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873. Na época, ter um elevador como transporte público, era bem inusitado, por isso mesmo foi o primeiro desse gênero no mundo. Salvador é dividida em parte alta e parte baixa com uma diferença de 60 metros de nivelamento. A comunicação entre esses dois níveis era difícil, com acesso limitado, feito por meio de guindastes planos feitos pelos jesuítas (um deles era apelidado de Guindaste dos Padres), para subirem mercadorias e ladeiras muito íngreme,s para a população.

Essa distância vertical entre as duas partes da cidade era muito prejudicial por conta do porto. Então, Antônio de Lacerda (1834 – 1885), gestor da Companhia de Transportes Urbanos, decidiu construir um elevador hidráulico que se chamou Elevador Hidráulico da Conceição.

Antônio e seu irmão Augusto Frederico de Lacerda elaboraram o projeto. Críticos e céticos achavam que os irmãos Lacerda estavam delirando com esse projeto por ter uma concepção única e jamais feita em nenhum outro país. Mas, a persistência e a certeza da capacidade de todos os que trabalharam na obra, transformaram a capital baiana, deixando-a com uma característica ímpar.

Transformação da paisagem

Foto: Izaias Buson

O Elevador fazia parte de um plano urbanístico para a expansão da cidade, principalmente a região sul. Ele liga, na Cidade Baixa, a Praça Cairu à Cidade Alta, na Praça Tomé de Sousa. São 63 metros e 30 segundos de viagem com vista para a Baia de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo.

Ao longo dos anos novas tecnologias foram implantadas como a eletrificação e a criação de mais duas cabines projetadas pelos arquitetos Adalberto Szilard e Fleiming Thiesen e confeccionadas pela empresa americana Otis Company, no final da década de 1920. Hoje, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também é um dos principais pontos turísticos de Salvador e recebe mais de 30 mil pessoas por dia.

 

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

14 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

16 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

19 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás