arquitetura

Elevador Lacerda – Salvador

foto: Raphael Koerich

O Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873. Na época, ter um elevador como transporte público, era bem inusitado, por isso mesmo foi o primeiro desse gênero no mundo. Salvador é dividida em parte alta e parte baixa com uma diferença de 60 metros de nivelamento. A comunicação entre esses dois níveis era difícil, com acesso limitado, feito por meio de guindastes planos feitos pelos jesuítas (um deles era apelidado de Guindaste dos Padres), para subirem mercadorias e ladeiras muito íngreme,s para a população.

Essa distância vertical entre as duas partes da cidade era muito prejudicial por conta do porto. Então, Antônio de Lacerda (1834 – 1885), gestor da Companhia de Transportes Urbanos, decidiu construir um elevador hidráulico que se chamou Elevador Hidráulico da Conceição.

Antônio e seu irmão Augusto Frederico de Lacerda elaboraram o projeto. Críticos e céticos achavam que os irmãos Lacerda estavam delirando com esse projeto por ter uma concepção única e jamais feita em nenhum outro país. Mas, a persistência e a certeza da capacidade de todos os que trabalharam na obra, transformaram a capital baiana, deixando-a com uma característica ímpar.

Transformação da paisagem

Foto: Izaias Buson

O Elevador fazia parte de um plano urbanístico para a expansão da cidade, principalmente a região sul. Ele liga, na Cidade Baixa, a Praça Cairu à Cidade Alta, na Praça Tomé de Sousa. São 63 metros e 30 segundos de viagem com vista para a Baia de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo.

Ao longo dos anos novas tecnologias foram implantadas como a eletrificação e a criação de mais duas cabines projetadas pelos arquitetos Adalberto Szilard e Fleiming Thiesen e confeccionadas pela empresa americana Otis Company, no final da década de 1920. Hoje, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também é um dos principais pontos turísticos de Salvador e recebe mais de 30 mil pessoas por dia.

 

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

A arte da Calçada Portuguesa

Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…

13 horas atrás

Exposição “Nos Braços do Violeiro” na 23ª Festa do Saci

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

13 horas atrás

O Halloween no Wet’n Wild  

Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…

14 horas atrás

Exposição que reúne HQ, arte contemporânea e viola estreia sábado (01/11)

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

17 horas atrás

Veja onde se hospedar durante o fim de semana da Fórmula 1 na capital paulista

A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…

1 dia atrás

Na Serra Gaúcha, Casa di Pasto Salton apresenta novo menu com cozinha contemporânea e inspiração mediterrânea-oriental

Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…

1 dia atrás