Antes de mais nada é importante destacar que uma das particularidades da Serra Gaúcha é a diversidade de atrativos turísticos. Atividades esportivas e de aventura em meio à natureza é o forte de cidades como Cambará do Sul (a cidade dos cânions), São José dos Ausentes (onde se encontra o ponto mais alto do Rio Grande do Sul), Jaquirana e Bom Jardim. Apesar de serem municípios menores, são muito aconchegantes e repletos de trilhas, rios, cachoeiras e cânions.
Além dos belos atrativos naturais, as cidades de Nova Petrópolis e São Francisco de Paula trazem um turismo cultural muito interessante, como a Livraria Mirage e o Parque das Esculturas, verdadeiras homenagens às artes literárias e plásticas.
Já nos destinos turísticos como Gramado e Canela você encontra uma série de passeios desenvolvidos pelo trade de turismo local. São diversos parques temáticos muito bem estruturados e, muitos deles, com viés educativo e cultural. Por exemplo, o Museu da Moda, uma viagem no tempo e no universo da alta costura, o Museu do Automóvel entre outros.
Assim como as dicas de onde ir que mostramos aqui, sugerimos outras que estão nos posts:
– Dicas do que visitar em Gramado
– Dicas do que visitar em Canela
Enfim algumas dicas do que visitar na Serra Gaúcha:
Com uma extensão de 1.900 metros e profundidade de 5 metros, este lago é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Certamente um dos destaques são as árvores exuberantes e coloridas, às margens.
Com certeza um lindo local para passar o dia junto à natureza. E, como o nome já diz, aqui a grande atração á a linda cachoeira que faz nosso olhos se deslumbrarem com tanta beleza.
Em uma formação rochosa em forma de “s”, os passeios a cavalo transpõem o rio de uma margem a outra, a cem metros de uma queda d’água. O local está dentro do Parque Estadual do Tainhas.
Local cheio de trilhas onde podemos observar os antigos canos da Usina enquanto desfrutamos a cachoeira local. Sem dúvida um dos mais interessantes passeios na Serra Gaúcha.
Na Praça das Flores, o Labirinto Verde é uma atração imperdível. Com o objetivo de confundir os aventureiros, a distribuição dos 1.700 ciprestes de dois metros de altura foi definida.
Clique para mais informações sobre turismo, meio ambiente e cultura na rota turística Caminhos da Neve
A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…
O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…
Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…
Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…
Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…
Empreendimento voltado à conservação do bioma, à educação ambiental e ao Turismo Sustentável reinaugura na…