Curta a programação da Consciência Negra, stand-up, teatros, dança, música e muito mais nesta sexta (14), sábado (15) e domingo (16)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, traz diversas atrações culturais gratuitas neste final de semana, sexta (14), sábado (15) e domingo (16). São eventos de dança, teatro, música, stand-up, literatura e muito mais, nos diversos equipamentos culturais da prefeitura, como Centros Culturais, Teatros, Casas de Cultura, Museus e Bibliotecas.
As comemorações dedicadas ao mês da consciência negra já começaram e podem ser conferidas na nossa programação completa. Dito isso, a recorrente “Sexta do Riso” do Centro Cultural Penha acontece às 20h, em especial à consciência negra, o Márcio Black sobe ao palco para acompanhar Dinho Machado. O percussionista e o comediante relembram o pagode dos anos 90, em um show com muita música e comédia.
No dia seguinte (15), a Clarin Cia. de Dança apresenta “Fênix” no Centro Cultural Olido às 17h. A companhia formada por artistas, de origens e experiências diferenciadas, como capoeira, breaking, ballet e danças brasileiras, traz um espetáculo com trilha executada ao vivo por 11 músicos e um DJ. Na obra, 14 artistas dançam abordando a felicidade em constante mudança e priorizando temas periféricos.
Dedicado inteiramente à programação da Consciência Negra, o domingo (16) na Casa de Cultura São Miguel traz um dia inteiro de atividades culturais para a família inteira. Com começo de manhã, às 10h, as palhaças contadoras de histórias Clowndete Maria e Mussarella divertem com “A Origem do Circo”, uma viagem no tempo sobre o circo desde os tempos das cavernas. Seguindo com a programação infantil, o coletivo Zumbabe entretém a criançada durante cinco horas com espetáculos, danças, imaginação e criatividade, a partir das 11h.
Durante o festival, as artistas Babi Lopes, Danirampe, Nart e Quel realizam pintura ao vivo em telas, que, quando terminadas, ficarão expostas no local. Também acontece no local a atividade “Cirandando”, que faz rodas de brincadeiras e canções tradicionais e preserva a ancestralidade compartilhada, a partir do meio-dia.
O dia contará, também, com cinco atrações musicais, com início às 14h. O grupo Samba de Roda do Recôncavo apresenta seu show com manifestações musicais afro-brasileiras do Recôncavo Baiano. Às 16h, Galocantô reverencia a história do Samba de Raiz e Serginho Madureira, às 17h30, interpreta clássicos do samba como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Leci Brandão e mais.
De noite, às 19h30, Nenê Amaral canta Tim Maia junto da Banda Acesso Rock e três décadas de carreira em casas de show, passam pela fase racional e os sucessos dos anos 70 e 80. Por último, às 21h, Black Rio se apresenta com sua mistura dos estilos musicais samba-funk, soul, jazz fusion e samba jazz. O grupo ajudou a inaugurar o movimento contracultural “Black Rio”, que, por meio dos “bailes da pesada”, os ritmos do soul e funk estadunidense enchiam as casas de show com o público interessado em ouvir a música Black. Durante todo o evento, DJ Xuxa será o mestre de cerimônias e discotecará nos intervalos das atrações.
Os museus da Prefeitura também entram no circuito cultural com atividades gratuitas neste final de semana. No sábado (15), às 14h, o Solar da Marquesa de Santos sediará a oficina “Dos Bailes Black aos Bailes da Marquesa”. A vivência de duas horas proporciona uma introdução aos passinhos Flash Black, um dos movimentos dos bailes black.
Já no domingo (16), às 9h, o público poderá conferir a abertura da exposição “Cabodá, de Marcia Pastore” na Capela do Morumbi. A instalação, que fica em cartaz até maio de 2026, apresenta dez gangorras de ferro e argila que, inspiradas na ferramenta usada na construção de taipa de pilão, evocam o vínculo invisível de força e equilíbrio entre presença e ausência no espaço da Capela.
Nos teatros da prefeitura, passam três peças em destaque na programação. Sexta (14), às 21h, no teatro Arthur Azevedo, a “Mostra Afrotranstopia” apresenta em três atos e por meio da dança uma obra que apresenta como diferentes corpos funcionam, percebem e são percebidos na sociedade. No sábado (15), às 20h, o teatro “Mitologia Tropical” une o presente com o passado e liga histórias brasileiras da colônia escravocrata com a jornada de trabalho contemporânea. A trama é apresentada no Teatro Alfredo Mesquita.
A terceira peça é “O Território do Samba” e narra a trajetória de uma escola de samba e suas dificuldades para se manter. Entre dilemas, tentam decidir entre manter a tradição ou abraçar a transformação sem se rebaixar. A obra é apresentada no Teatro Paulo Eiró, domingo (16), às 19h. Toda a programação nos teatros requer a retirada dos ingressos gratuitos 1 hora antes da apresentação.
A Biblioteca Álvares de Azevedo, na Zona Norte, concentra a programação do final de semana com duas oficinas no sábado (15). Com classificação indicativa de 16 anos, a Oficina de Dança do Ventre com Aya Rodrigues ocorre pela manhã, às 10h, oferecendo uma hora de prática para despertar os sentidos e a conexão com o feminino. À tarde, a partir das 14h, o público com 14 anos ou mais pode participar da Oficina de Pandeiro com Well Martins, que explora este instrumento de percussão, essencial para marcar o ritmo e que se adapta à dança.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais notícias sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. A programação completa de todos os nossos equipamentos pode ser conferida no site SP+Cultura.
Texto por agência com edição de Rebeca Dias
Os pacotes estão com preços promocionais para inscrições em novembro e desconto especial para irmãos…
Cantatas natalinas e evento "Música, Vinho e Arte no Parque" prometem encantar visitantes com experiências…
Domingo (16) é dia de programação especial na Ópera de Arame para curtir o Parque…
Foto por: Laíz Silveira - B2B COMUNICAÇÃO INTEGRADA Entre os dias 11 e 13 de…
Entre sabores, gestos e memórias, o festival reúne mestres quitandeiras, chefs convidados, produtores regionais e…
Apresentações na casa localizada na Avenida Faria Lima trazem recorte do que está sendo mostrado…