“Takanakuy”, filme desenvolvido por Gustavo Bockos, o Vokos, diretor peruano radicado no Brasil, está concorrendo a quatro premiações internacionais: Festival de Biarritz América Latina (França), OFF (Dinamarca), Concorto Festival (Itália) e La Guarimba International Film Festival (Itália). Além disso, o documentário já recebeu menção especial do júri da competição internacional do festival do Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França.
O curta-metragem, lançado em 2023, foi produzido todo em preto e branco, tratando as montanhas do Peru, local onde os povoados possuem sua própria organização e regras de sociedade. Durante suas pesquisas, Vokos percebeu a grandeza das pesquisas de lutas chamadas Takanakuy, nome que deu origem ao seu documentário, onde o povo faz um acerto de contas no braço, com o objetivo de iniciar um novo ano livre de rancores e culpas. Após sucesso na Europa, o filme pode estar entre os favoritos para a indicação ao Oscar 2024.
“Gravar Takanakuy foi uma experiência única. Acho importante que nós, e nisso incluo o time de brasileiros que me acompanhou nas duas semanas de gravação, reafirmemos nossas histórias latino-americanas. Essa repercussão que estamos conquistando, não podia nos deixar mais felizes, e ainda enxergo esse sucesso com uma forma singela de homenagear a língua quechua, um idioma que resiste há muitos anos”, comenta o Diretor da CINE.
Trailer do filme: https://vimeo.com/736688842
O associativismo e o voluntariado, marcas registradas da trajetória de Jaraguá do Sul, assumem o…
O Panamá se destaca como destino para o turismo de experiência culinária, onde a comida…
Dois dos hotéis mais luxuosos dos Alpes europeus, o Il Sereno Lago di Como, no…
Um dos países mais impactantes em termos de atrativos turísticos e cenários deslumbrantes, o Marrocos…
Durante minha participação no maior e principal evento turístico do estado de Guerrero, no México,…
A partir do próximo dia 26, a Aero Service implementa a Conexão Aero Service, iniciativa…