Cultura Caiçara em Ubatuba

Cultura Caiçara em Ubatuba

Cultura Caiçara

De lua a lua, esse povo leva vida simples e singela, mas de riqueza sem igual. Um povo que, há gerações, vive harmoniosamente com a natureza. O caiçara é dono de sabedoria secular, é um verdadeiro elo entre homem e natureza.

Oriundos da miscigenação entre indígenas, colonizadores europeus e negros, os caiçaras incorporaram tradições e costumes ligados a esses povos, adaptando-os num modo de vida singular baseado na pesca, agricultura de subsistência, artesanato e extrativismo vegetal, desenvolvendo um conhecimento aprofundado sobre os ambientes em que vivem, além de tradições folclóricas e um vocabulário único.

Origem do nome

palavra caa-içara é de origem tupi-guarani; caa significa galhos, paus, “mato”, enquanto que içara significa armadilha.

Os caiçaras formam um povo que evoluiu e aprendeu a aproveitar os recursos naturais. Convivendo com o mar e a mata, sabe como poucos utilizar os benefícios da natureza.

A agricultura

É o complemento alimentar dos pescadores e seu principal produto é a farinha de mandioca – consumida em quase todas as refeições – que desde os tempos imemoriais se trata de um substituto do pão europeu e, por isso mesmo, chamada de “pão dos trópicos”. Existe, ainda, uma infinidade de produtos secundários e ervas medicinais. Seus principais produtos são: mandioca, milho, cana, feijão, guandu, inhame, entre outros.


Farinheiras

Aprender a arte da fabricação da farinha de mandioca, era uma das tarefas da mulher caiçara, que começava cedo, às vezes começavam bem crianças. A lida não era fácil, preparar a terra, plantar e colher fazia parte da rotina. Plantava-se também a mandioca venenosa, mas que não faz mal à saúde porque é lavada, raspada, espremida, coada,  seca no forno,  na coxa, vai outra vez no forno, outra vez na coxa até virar farinha pura.  Os horários são rígidos, pois os trabalhos começam as 3 horas da manhã e só acabam ao meio-dia. O caiçara chama esse fabrico de “farinhando” e era vendida a litros.

A pesca

O caiçara aprendeu muitas técnicas de pesca ao longo do tempo, “para a pesca usa espinhel (corda extensa onde prende anzóis) e redes: tarrafa, picaré, jereré, puçá e faz nos rios as cercas ou chiqueiros de peixes. A pesca com rede requer o uso de canoa – a ubá. A rede mede cerca de 140 braças de comprimento por 6 de largura.

Para facilitar a flutuação na parte superior da rede, colocam bóias de cortiça. E na parte inferior colocam as chumbadas ou peso de barro cozido. Nas extremidades da rede, colocam cordas para puxar o arrastão. Colocam a rede no mar, levada pela ubá, e depois vêm arrastando até a praia – é o famoso “arrastão”.  Hoje, os barcos a motor, fazem parte da pesca, ou seja, cada vez mais aprimorando e evoluindo dentro de seu meio.

“Com estes, o homem caiçara pesca no “mar de dentro” para sua subsistência. O arrasto da tainha merece atenção especial, pois se trata de um momento de congregação da comunidade, no qual todos trabalham para todos”.

A fabricação de canoas e a memória caiçara

A construção de canoas foi uma importante atividade desenvolvida pelos caiçaras durante muitos anos. Esta embarcação artesanal comprida, movida a remos, ou por vela de pendão ou motor de popa era muito utilizada por pescadores em suas longas jornadas ao mar. Hoje, devido às legislações de proteção ambiental, a sua fabricação é desenvolvida por pouquíssimas pessoas e está praticamente esquecida entre os habitantes do Litoral Norte.

No entanto, o Instituto Costa Brasilis e seus parceiros lançaram o projeto “Com quantas memórias se faz uma canoa” justamente com o intuito de preservar e relembrar esta importante prática da cultura indígena, além de prestarem uma justa homenagem ao mais ilustre folclorista da região Ney Martins, idealizador do projeto e falecido em 2007.

Resultado de um ano e meio de pesquisa, junto a construtores e proprietários de canoas, realizada em 36 praias e uma ilha de Ubatuba, o empreendimento resultou em um livro de mesmo nome, uma página na internet e um vídeo documentário “Canoa Caiçara”.

Todos estes produtos procuraram abordar, dentre outros temas, a importância da canoa para os pescadores, a problemática que a envolve na atualidade, a complexidade da sua produção e, claro, como não poderia faltar, as histórias de pescador, os incríveis “causos” oriundos de muitas viagens a bordo da antiga embarcação, também estão lá.

Canoas de Voga

Feita de um único tronco como o Cedro Guapuruvu e o Jequitibá, com mais ou menos 8 metros de comprimento, essas canoas talhadas à mão, quando da retirado do tronco até a oficina, havia entre a comunidade grandes festas. Era um rito quase religioso, pois a canoa era o meio de transporte das mercadorias caiçaras que eram levadas ao porto de Santos. Possuía velar e remos e era pilotada por 6  marujos em média. Esse tipo de construção de canoa era típica dos caiçaras ubatubenses.

Ser caiçara é ter orgulho de suas origens, é ter coragem para enfrentar o mar, é ter capacidade de viver no isolamento, saber dividir o produto de sua pesca e é ter consciência que Deus lhe deu as duas maiores forças da natureza: a floresta e o mar.

Vocabulário

Voz mansa, cheia de peculiaridades. O sotaque caiçara acentua as palavras de um modo diferente, troca o “v” pelo “b” e, claro, o “você” é substituído pelo “tu”. Muitas expressões do nosso dia-a-dia tiveram suas origens nessa cultura.

A troco de banana: preço baixo
Acabosse o que era doce: terminou
Amolante: vagaroso
Antonte: dois dias antes
Aperreando: não deixar fazer direito
Arria: coloca no chão
Babau: acabou
Bocaina: horizonte
Burburinho: confusão
Cala boca: admiração, espanto
Caniço: vara de pescar
Chio de peito: asma
Coça: surra
Codó: pedaço de praia pequeno
Coisinha: substitui o nome esquecido naquele momento
Consertar o peixe: limpar o peixe
Curriola: um bando de pessoas
De marca maió: muito grande
De veiz: quase maduro
Deixestá: você vai ver como é que fica
Desacorçoado: não ter motivação
Dor nas cadeira: dor nos quadris
Escambo: troca
Escárnio: pouco caso
Esculhambar: xingar, chamar a atenção, advertir
Escorar: amparar árvore caída
Estais tão gabosa: estás muito bonita
Estrada de rodagem: ruas dos dias atuais (onde trafegam carros)
Foi pro beleléu: já foi embora, morreu
Fuzilando: relampejando
Guardanapo: pano de prato
Lambedô: xarope
Marmandado: desobediente
Me aprecatei: preveni
Naco: pedaço
Ordenado: salário
Picape: vitrola
Prenha: grávida
Quebrante: mal olhado
Rachei o bico: ri muito
Reparar: olhar para criticar
Sapeca: assanhada
Subaco: sovaco
Tarrafa: espécie de rede de pesca
Temperar o café: adoçar o café
To em pandareco: estou mal
Três antonte: três dias antes
Um bocado: grande porção
Verdolenga: quase madura
Viração: vento do sul fraco
Zanzando: andando de um lado para o outro

Para saber mais sobre  história, cultura e turismo de Ubatuba, clique aqui.

 

Marcio Alves

Posts Recentes

Veja dicas para “turistar” pelo Paraná no último feriado prolongado do ano

Repleto de destinos com paisagens únicas e rico em cultura, o Paraná se destaca como…

32 minutos atrás

Descubra a magia do outono no Green Haven Ilha Anchieta

À medida que o outono se instala com seu clima ameno, o Parque Estadual da…

46 minutos atrás

Museu do Futebol recebe a 9ª Feira Afro Ilé-Ifè

A Feira Afro Ilé-Ifè é uma opção para quem procura um lazer gratuito no feriado…

49 minutos atrás

Festival Cultura de Boteco chega ao Museu da Imigração

Dez dos melhores endereços gastronômicos de São Paulo se reúnem nos dias 4 e 5 de…

54 minutos atrás

Museu do Café lança edital para fomentar projetos de dança na cidade de Santos

Na segunda-feira (29), Dia Internacional da Dança, o Museu do Café (MC) – instituição da…

59 minutos atrás

Serra Verde Express chega aos 27 anos com mais de 4,5 milhões de passageiros embarcados

Há 27 anos, a Serra Verde Express iniciava sua jornada na administração do transporte turístico…

1 hora atrás