O povo caiçara é o resultado da mistura de índios, europeus e negros. Essa brava gente se destaca em seus hábitos peculiares, nos solos arenosos e muitas vezes pobres, e na intimidade com o mar. São denominados “caiçaras” os que se fixaram no litoral dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Apesar de a colonização brasileira ter começado pelo litoral, as condições climáticas eram obstáculos incalculáveis para a falta de estrutura e abrigos locais. Foi preciso muita determinação e adaptação para superar todos os infortúnios.
Para tanto, os conhecimentos ancestrais de índios, negros e europeus conseguiram, aos poucos, criar uma harmonia e um desenvolvimento econômico e social razoável ao estabelecimento definitivo na região. A cultura caiçara de Cananeia está impregnada em muitas vertentes sociais como no linguajar, na gastronomia, no modo de pesca, nos produtos agrícolas, na arquitetura e na religiosidade. Com o passar dos anos, o aumento de pessoas de outras culturas, a especulação imobiliária e a evolução social, fez com que as legítimas comunidades caiçaras se espremessem em recantos onde ainda podem viver como no passado, salvo tecnologias fundamentais para os ajustes evolutivos.
Cananeia abriga a maior parte dessas comunidades, principalmente na Ilha do Cardoso que, como Parque Estadual, conseguiu preservar o ambiente natural dos caiçaras. Nessas comunidades temos a oportunidade de nos hospedarmos e passarmos dias com cultura singular e entendermos suas dificuldades e suas crenças. Todas essas comunidades estão localizadas na Ilha do Cardoso:
Veja mais informações sobre Cananeia e outras cidades do Litoral Paulista
Divulgação Localizada no Circuito das Águas Paulista, Socorro fica a 130 km de São Paulo…
Localizada no centro-oeste paulista, a Marília é um destino que une história, cultura, ciência e…
Divulgação O Hotel Fazenda São Matheus, em Serra Negra (SP), é uma antiga fazenda produtora…
Divulgação O Nikkey Palace Hotel, no tradicional bairro da Liberdade, em São Paulo, entra no…
Crédito: Prefeitura de Serra Negra Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Serra Negra…
Pedras e Sonhos. Crédito: Marcio Masulino Enquanto muitos seguem para destinos de praia e grandes…