Essa é uma das mais antigas cidades mineiras, fazendo parte do Circuito Turístico Vilas e Fazendas de Minas. Conselheiro Lafaiete, que já teve como nome Queluz de Minas, é um polo regional com muitos comércios e vida noturna agitada, mas preserva verdadeiros tesouros históricos e culturais.
É a primeira do estado a ser detentora do título de “Arranjo Produtivo Local de Equideocultura”, sendo sede do maior clube de cavalos do país e de exposições especializadas de importância nacional.
O Centro Cultural Maria Andrade Rezende abriga a Biblioteca Municipal, que tem em seu acervo pelo menos 20 mil volumes, sendo que alguns deles datam de séculos passados, e o Memorial do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, que guarda várias peças e mobiliários utilizados pelo próprio Conselheiro que dá nome à cidade.
O Museu Ferroviário, que fica no Centro Cultural, tem dezenas de peças utilizadas no início da ferrovia e uma Maria Fumaça do século passado, além de um guindaste para abastecer de carvão as locomotivas movidas a vapor. A antiga estação possui 11 cômodos em um único pavimento. A locomotiva a vapor 6561 é de fabricação da Orenstein e Koppel.
A Praça do Cristo fica no bairro Santa Efigênia, com estrutura de parque. A imagem fica no topo de um morro, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade, avistando ainda outros municípios da região.
Um dos maiores atrativos é a Fonte Luminosa, trazida da Alemanha, com águas dançantes iluminadas por várias cores, e o Chafariz da Praça Barão de Queluz, que é sustentado por pedras do antigo pelourinho da cidade.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída em 1709, tem em seu interior altares com santos talhados em madeira e mantém a arquitetura colonial das outras igrejas de Minas Gerais, repleta de detalhes e pinturas internas feitas à mão.
A Basílica Sagrado Coração de Jesus, construída na década de 1960 em estilo contemporâneo, é considerada a igreja mais importante de Conselheiro Lafaiete. Com capacidade para 1.100 pessoas sentadas, abriga um total de cinco mil fiéis e promove a maior festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus da região.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Hudsonboninld, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons
Divulgação Memorial Padre Ibiapina Entre os dias 11 e 13 de novembro, o Sebrae Paraíba,…
Entre sabores, gestos e memórias, o festival reúne mestres quitandeiras, chefs convidados, produtores regionais e…
Apresentações na casa localizada na Avenida Faria Lima trazem recorte do que está sendo mostrado…
No próximo sábado, dia 15, será a estreia da decoração interna do centro de compras…
No filme Aurora Boreal: O Amor em Forma de Luzes e Cores, Marco Brotto explica…
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Mercado SP promove uma agenda que…