Comércio e turismo rural fortalecem Serra Negra como destino estratégico em SP

Foto: Gerson Cordeiro | Videograph

Com pouco mais de 30 mil habitantes e localizada no coração do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra é um dos destinos turísticos mais tradicionais do interior de São Paulo. A cidade, que integra o Mapa do Turismo Brasileiro na categoria B, recebe anualmente cerca de 780 mil visitantes, movimentando sua economia com base em hotelaria, comércio, gastronomia, eventos e experiências no campo.

A infraestrutura turística da cidade é robusta: são cerca de 6.500 leitos em hotéis e pousadas, com uma taxa média de ocupação de 55%, o que representa aproximadamente 1,3 milhão de hospedagens por ano. Aos fins de semana comuns, a cidade recebe em média 15 mil turistas, e nos períodos de alta temporada e feriados prolongados, a população local chega a triplicar, saltando de 30 mil para até 90 mil pessoas.

Esse fluxo constante de visitantes impacta diretamente na economia local. Em 2024, o PIB municipal ficou estimado em R$ 845,1 milhões, sendo que o setor de serviços — onde o turismo se destaca — representa 64,1% desse total. A cidade conta com cerca de 6.600 empregos formais, dos quais mais de 1.300 estão ligados ao setor de hotelaria e comércio.

Aliás, o comércio de Serra Negra é outro atrativo, especialmente na Rua Coronel Pedro Penteado, conhecida como o principal corredor de compras do município, com mais de 400 lojas voltadas a malharias, tricô, vestuário, artesanato e produtos locais.

No campo, a agropecuária representa 11,1% do PIB local (cerca de R$ 93,8 milhões anuais), com destaque para o café, que além de cultivo tradicional, compõe roteiros de turismo rural com visitas a propriedades e experiências sensoriais. Serra Negra também se destaca na produção de água mineral, sendo parte de um polo responsável por cerca de 15% da água mineral consumida no estado de São Paulo.

A cidade realiza diversos eventos temáticos ao longo do ano, como o Festival do Café, o Festival de Inverno, festas culturais e gastronômicas dedicadas à cachaça, cerveja e às tradições locais. Essa agenda, somada à qualidade da rede hoteleira, à boa gastronomia e ao clima de montanha, garante que Serra Negra continue como um dos principais polos de turismo do interior paulista.

Para mais informações sobre o destino além de dicas de hospedagem e restaurantes acesse: https://visiteserranegra.com.br e www.instagram.com/visiteserranegraoficial

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Trecho do Expresso da Mantiqueira, que ligará SP a MG, será inaugurado

Crédito: Alexandre Pisciottano As primeiras viagens-teste do futuro Expresso da Mantiqueira estão programadas para este…

4 dias atrás

Jantar harmonizado com cervejas celebra trajetória de sucesso do Intercity BH Expo

Divulgação Para brindar quase uma década de história, o Intercity BH Expo, maior unidade da…

4 dias atrás

Espeleoturismo sustentável: Parque Nacional da Furna Feia é aberto à visitação

Divulgação O Parque Nacional da Furna Feia foi oficialmente aberto à visitação. Os turistas interessados…

5 dias atrás

Festival de Inverno de São Bento do Sapucaí começa neste sábado

Divulgação A partir do próximo sábado, dia 5 de julho, às 15h, a cidade de…

5 dias atrás

Exposição gratuita convida visitantes a refletirem sobre moradia digna no Museu da Energia em SP até 30 de agosto

Créditos da foto: Edson Lopes Jr. A capital paulista recebe até o dia 30 de agosto a…

5 dias atrás

Férias de julho no Zoológico e Jardim Botânico de SP têm barco, dinossauros e novos animais

Créditos: Zoo de São Paulo Com a chegada das férias escolares de julho, o Zoológico e…

5 dias atrás