Comércio e turismo rural fortalecem Serra Negra como destino estratégico em SP

Foto: Gerson Cordeiro | Videograph

Com pouco mais de 30 mil habitantes e localizada no coração do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra é um dos destinos turísticos mais tradicionais do interior de São Paulo. A cidade, que integra o Mapa do Turismo Brasileiro na categoria B, recebe anualmente cerca de 780 mil visitantes, movimentando sua economia com base em hotelaria, comércio, gastronomia, eventos e experiências no campo.

A infraestrutura turística da cidade é robusta: são cerca de 6.500 leitos em hotéis e pousadas, com uma taxa média de ocupação de 55%, o que representa aproximadamente 1,3 milhão de hospedagens por ano. Aos fins de semana comuns, a cidade recebe em média 15 mil turistas, e nos períodos de alta temporada e feriados prolongados, a população local chega a triplicar, saltando de 30 mil para até 90 mil pessoas.

Esse fluxo constante de visitantes impacta diretamente na economia local. Em 2024, o PIB municipal ficou estimado em R$ 845,1 milhões, sendo que o setor de serviços — onde o turismo se destaca — representa 64,1% desse total. A cidade conta com cerca de 6.600 empregos formais, dos quais mais de 1.300 estão ligados ao setor de hotelaria e comércio.

Aliás, o comércio de Serra Negra é outro atrativo, especialmente na Rua Coronel Pedro Penteado, conhecida como o principal corredor de compras do município, com mais de 400 lojas voltadas a malharias, tricô, vestuário, artesanato e produtos locais.

No campo, a agropecuária representa 11,1% do PIB local (cerca de R$ 93,8 milhões anuais), com destaque para o café, que além de cultivo tradicional, compõe roteiros de turismo rural com visitas a propriedades e experiências sensoriais. Serra Negra também se destaca na produção de água mineral, sendo parte de um polo responsável por cerca de 15% da água mineral consumida no estado de São Paulo.

A cidade realiza diversos eventos temáticos ao longo do ano, como o Festival do Café, o Festival de Inverno, festas culturais e gastronômicas dedicadas à cachaça, cerveja e às tradições locais. Essa agenda, somada à qualidade da rede hoteleira, à boa gastronomia e ao clima de montanha, garante que Serra Negra continue como um dos principais polos de turismo do interior paulista.

Para mais informações sobre o destino além de dicas de hospedagem e restaurantes acesse: https://visiteserranegra.com.br e www.instagram.com/visiteserranegraoficial

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Museu do Futebol oferece atrações gratuitas para todas as idades no Dia das Crianças

Futebolices - Dia das Crianças no Museu do Futebol vai reunir jogos no estilo "futebol…

17 horas atrás

Início das construção do Plano Estadual de Cultura para os Povos Indígenas

Processo inédito prevê escutas nos territórios, reuniões abertas e audiência pública para garantir a participação…

17 horas atrás

Dia das Crianças: Passeios que você pode fazer com seu filho a partir do transporte sobre trilho

Conheça opções divertidas e acessíveis para curtir a data com os pequenos, aproveitando as estações…

17 horas atrás

Royal Tulip Brasília Alvorada oferece pacote temático para o Dia das Crianças

O Royal Tulip Brasília Alvorada, da rede Louvre Hotels Group-Brazil, oferece pacote temático com programação…

18 horas atrás

Confira 3 museus que contaram com entrada gratuita na Semana das Crianças

Na Semana das Crianças, a capital paulista se transforma num parque cultural para os pequenos.…

18 horas atrás

Noite do terror na Serra do Mar

Em outubro, o parque Caminhos do Mar, localizado a menos de 1 hora da capital…

19 horas atrás